Na manhã desta quarta-feira, 9, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu um mutirão de saúde voltado à comunidade acadêmica – professores, técnicos-administrativos e alunos – no Campus Central, em Mossoró. A ação ocorreu na Biblioteca Central Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas e reuniu diversos serviços gratuitos que visam a promoção da saúde e o incentivo ao autocuidado.
O evento contou com a participação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), que ofereceu atendimentos em massoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia e aferição de pressão arterial. Também esteve presente a Faculdade de Enfermagem (Faen), com uma sala destinada à aplicação de vacinas, incluindo doses contra hepatite, gripe, tétano, febre amarela e COVID-19. A vacinação segue disponível à população em geral às segundas e quintas-feiras, das 17h às 20h, na sede da Faen.
Outro parceiro importante da ação foi o SEST SENAT, que ofereceu orientações sobre seus serviços e o processo de cadastro. A instituição possui convênio com a Uern, oferecendo descontos para servidores da universidade. Os serviços do SEST SENAT incluem atendimentos em fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, exames de imagem, além de atividades esportivas e cursos profissionalizantes, entre outros.
A professora Isabel Amaral, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando a importância de vislumbrar o autocuidado, a promoção da saúde e a qualidade de vida. Hoje estamos ofertando práticas integrativas voltadas para esse autocuidado. Também temos uma sala de vacinação e estamos mobilizando a comunidade acadêmica para esse chamado: o chamado para o autocuidado”, afirmou.
Letícia Mendes, aluna do terceiro período de Enfermagem e integrante do Núcleo, também compartilhou sua experiência: “O Nupics é muito importante para a saúde da população em geral, porque as práticas integrativas são essenciais na equiparação de saúde e bem-estar. Isso influencia em vários âmbitos da vida social”.
A iniciativa reforça o compromisso da Uern com a saúde e o bem-estar de sua comunidade acadêmica, promovendo ações integradas que valorizam o cuidado com o corpo e a mente.
Fotos: Nathan Figueiredo/Agecom