A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem a honra de anunciar a inauguração da nova sede do Museu de Cultura Sertaneja (MCS), localizada no Campus de Pau dos Ferros. A cerimônia solene ocorrerá no dia 07 de abril de 2025, às 19h, no Auditório Professor Antônio de Farias Capistrano.
O Museu de Cultura Sertaneja, fundado em 15 de junho de 2012, tornou-se um espaço de referência para a valorização e preservação da história e tradições do Sertão nordestino. Com o reconhecimento oficial por meio da Resolução nº 13/2012 – CONSUNI, o museu se consolidou como um importante centro de Ciência, Educação e Arte na região do Alto Oeste Potiguar.
Além da inauguração da nova sede, o evento contará com a abertura oficial de duas exposições comemorativas. A primeira delas, intitulada “SerTão da Gente”, celebra os 12 anos do Museu de Cultura Sertaneja e os 10 anos do Projeto Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT). A exposição apresentará uma seleção de mostras anteriores, conectando memórias e experiências da vida sertaneja por meio de narrativas e objetos históricos. Após um período de exibição no museu, a mostra percorrerá diversos municípios do Alto Oeste Potiguar.
A segunda exposição, “Do Vale ao Alto: o que me toca”, trará 42 obras de arte de artistas do Rio Grande do Norte, com destaque para talentos do Vale do Açu e do Alto Oeste Potiguar. A curadoria é do Prof. Dr. Victor Mendes e o projeto expográfico está a cargo do arquiteto André Barros.
O coordenador do Museu de Cultura Sertaneja, Prof. Dr. José Gevildo Viana, convida toda a comunidade acadêmica e a população em geral para prestigiar esse momento histórico de ampliação e fortalecimento da cultura sertaneja.