A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ficará a frente dos estudos a respeito do tubarão baleia que encalhou numa praia do município de Galinhos.
O trabalho será realizado por meio do laboratório de monitoramento de animais marinhos que serve ao Projeto Cetáceos. O professor Flávio Lima, que está a frente do projeto, explicou que está sendo feita uma necropsia no tubarão baleia e que parte do animal será recolhida para pesquisas na UERN. “Vamos saber a possível causa da morte”, disse. Ele disse ainda que antes mesmo do animal encalhar o monitoramento detectou que ele se aproximava do litoral. “Ontem às 15h um membro de nossa equipe visualizou que o animal estava próximo ao farol de Galinhos. A nossa equipe fica 24 horas de prontidão. Demos uma resposta imediata”, explicou.
O professor Flávio destacou que imediatamente foi disponibilizada um grupo de trabalho com uma veterinária e biólogos para o atendimento. “Tentamos reintroduzi-lo ao mar, mas ele voltou. Ficamos de fazer uma nova tentativa hoje cedo, mas ele veio a óbito antes”, relatou.
O Projeto Cetáceos é fruto de um contrato de prestação de serviços da UERN celebrado com a Petrobras e a Fundação Guimarães Duque. O monitoramento de animais é feito do litoral potiguar a partir de Caiçara do Norte até Aquiraz no Ceará.