...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Física da Uern apresentam pesquisas sobre cristais fotônicos e evolução galáctica

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promove nesta segunda-feira, 4, duas defesas de dissertação que demonstram a diversidade e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado acadêmico da instituição. Os trabalhos abordam temas avançados da Física, com potencial aplicação em tecnologias ópticas e na compreensão da evolução química da Via Láctea.

Pela manhã, às 10h, o discente Hudson Filipe da Silva Carvalho apresenta a dissertação “Influência da Pressão no Espectro de Transmitância da Luz em Cristais Fotônicos Quasiperiódicos Cilíndricos”. O estudo investiga a propagação da luz em quasicristais fotônicos sob ação de tensões mecânicas, utilizando sequências quasiperiódicas como Fibonacci, Thue-Morse e Octonacci, além de estruturas periódicas. Com base na teoria do efeito fotoelástico, Hudson modela a variação do índice de refração conforme a aplicação de pressão e realiza simulações numéricas no modo Transversal Elétrico (TE). Os resultados apontam para um comportamento diferenciado em relação a estruturas planas, com deslocamento e estreitamento dos gaps fotônicos. A pesquisa aponta possibilidades inovadoras para o desenvolvimento de sensores optomecânicos e dispositivos fotônicos reconfiguráveis.

A banca examinadora será composta pelo professor Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (UFRN), que preside os trabalhos como orientador, o professor Vamberto Dias de Mello (Uern) e o professor Leonardo Dantas Machado (UFRN). A defesa será realizada por videoconferência, com link disponível mediante solicitação à secretaria do programa (ppg.fisica@uern.br).

Já no período da tarde, às 14h, é a vez da mestranda Wesllayne Cosme do Nascimento defender a dissertação “Análise espectroscópica em alta resolução de Quatro Gigantes na Direção de Ruprecht 3”. A pesquisa foca na caracterização química de estrelas gigantes pertencentes ao aglomerado aberto Ruprecht 3, utilizando espectros de alta resolução obtidos com o espectrógrafo FEROS. A partir de ferramentas como os códigos IRAF, MOOG e modelos atmosféricos de Castelli & Kurucz, foram determinadas as abundâncias de 18 elementos químicos. Os resultados indicam uma metalicidade média de [Fe/H] ≈−0,13, típica da população do disco fino da Galáxia, além de padrões de enriquecimento químico compatíveis com aglomerados de idade intermediária. O trabalho contribui para os estudos da evolução galáctica e da composição química dos aglomerados estelares.

A banca será presidida pelo professor José Ronaldo Pereira da Silva (Uern), orientador da pesquisa, e contará ainda com os professores Mackson Matheus França Nepomuceno (UFERSA) e Maria Liduina das Chagas (UNIFESSPA). A defesa também ocorrerá por videoconferência.

Mais informações sobre os eventos e sobre o programa podem ser acessadas no site oficial do PPGF: https://ppgf.uern.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support