O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promove nesta segunda-feira, 4, duas defesas de dissertação que demonstram a diversidade e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado acadêmico da instituição. Os trabalhos abordam temas avançados da Física, com potencial aplicação em tecnologias ópticas e na compreensão da evolução química da Via Láctea.
Pela manhã, às 10h, o discente Hudson Filipe da Silva Carvalho apresenta a dissertação “Influência da Pressão no Espectro de Transmitância da Luz em Cristais Fotônicos Quasiperiódicos Cilíndricos”. O estudo investiga a propagação da luz em quasicristais fotônicos sob ação de tensões mecânicas, utilizando sequências quasiperiódicas como Fibonacci, Thue-Morse e Octonacci, além de estruturas periódicas. Com base na teoria do efeito fotoelástico, Hudson modela a variação do índice de refração conforme a aplicação de pressão e realiza simulações numéricas no modo Transversal Elétrico (TE). Os resultados apontam para um comportamento diferenciado em relação a estruturas planas, com deslocamento e estreitamento dos gaps fotônicos. A pesquisa aponta possibilidades inovadoras para o desenvolvimento de sensores optomecânicos e dispositivos fotônicos reconfiguráveis.
A banca examinadora será composta pelo professor Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (UFRN), que preside os trabalhos como orientador, o professor Vamberto Dias de Mello (Uern) e o professor Leonardo Dantas Machado (UFRN). A defesa será realizada por videoconferência, com link disponível mediante solicitação à secretaria do programa (ppg.fisica@uern.br).
Já no período da tarde, às 14h, é a vez da mestranda Wesllayne Cosme do Nascimento defender a dissertação “Análise espectroscópica em alta resolução de Quatro Gigantes na Direção de Ruprecht 3”. A pesquisa foca na caracterização química de estrelas gigantes pertencentes ao aglomerado aberto Ruprecht 3, utilizando espectros de alta resolução obtidos com o espectrógrafo FEROS. A partir de ferramentas como os códigos IRAF, MOOG e modelos atmosféricos de Castelli & Kurucz, foram determinadas as abundâncias de 18 elementos químicos. Os resultados indicam uma metalicidade média de [Fe/H] ≈−0,13, típica da população do disco fino da Galáxia, além de padrões de enriquecimento químico compatíveis com aglomerados de idade intermediária. O trabalho contribui para os estudos da evolução galáctica e da composição química dos aglomerados estelares.
A banca será presidida pelo professor José Ronaldo Pereira da Silva (Uern), orientador da pesquisa, e contará ainda com os professores Mackson Matheus França Nepomuceno (UFERSA) e Maria Liduina das Chagas (UNIFESSPA). A defesa também ocorrerá por videoconferência.
Mais informações sobre os eventos e sobre o programa podem ser acessadas no site oficial do PPGF: https://ppgf.uern.br.