Mesa-redonda sobre reestruturação da democracia brasileira na Escola de Governo abre Coin 2024 da Uern Natal

Começou, nesta quarta-feira (22), na Uern Natal, o Congresso Interdisciplinar 2024 (Coin). O evento segue até o próximo sábado (25), com vasta programação formatada em cinco eixos de discussão: sustentabilidade, turismo verde, políticas em saúde, educação e memória e tecnologia na educação.

A abertura oficial do Coin foi realizada, no auditório da Escola de Governo, no fim da tarde de hoje. A secretária estadual de Turismo, Solange Portela, representou a governadora Fátima Bezerra; a pró-reitora adjunta de Extensão, Anairam de Medeiros, a reitora Cicília Maia, e o diretor da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN, Artur César, o presidente Fapern, Prof. Dr. Gilton Sampaio.

Completaram o dispositivo de autoridades o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. David de Medeiros Leite; a diretora geral do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), Profa Dra. Márcia Maria Alves Assis; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites) da Uern Pau dos Ferros, Profa Dra. Sara Taciana Firmino Bezerra, e o Prof. Dr. Bertulino José de Souza, coordenador do Coin 2024.

O professor Bertulino José de Souza agradeceu emocionado os esforços de toda a equipe de organização do Coin 2024, durante quase um ano de planejamento. O diretor da Uern Natal, o professor Dr. David de Medeiros Leite, deu as boas-vindas aos congressistas. Em mensagem gravada, a reitora Cicília Maia, que participa de reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. (Abruem) fora do estado, expressou alegria pela realização do Coin 2024, integrando pesquisa, ensino e extensão. E a coordenadora Plandites, professora Sara Taciana Firmino Bezerra, destacou a forte participação da Uern Pau dos Ferros no Congresso, graças a mobilização de alunos e docentes, para a divulgação de pesquisas e troca de conhecimentos entre a capital e o semiárido.

O COIN 2024 foi organizado em conjunto pelos departamentos do Campus de Natal e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), para realizar ações, debates, exposições e trocas de saberes que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

O evento contou com o patrocínio do Plandites e do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, e com o apoio do Sebrae, Cebes, Geoparque Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) e Universidade Estadual da Paraiba (UEPB).

Depois da abertura oficial, os congressistas assistiram a uma mesa-redonda com o tema do Coin 2024: “Sociedade e participação social em tempos de reestruturação da democracia brasileira”, tendo a Pra Dra. Michele Galdino Câmara Signoretti, coordenadora do curso de Turismo da UERN Natal, como mediadora, e como debatedores o professor Bertulino José de Souza, o Prof. Dr. Eduardo Da Silva Guimarães, docente da Universidade do Cariri/CE – Geoparque Araripe, e o Prof. Dr. Thiago Isaias Nobrega de Lucenas, da UFRN.