...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mesa redonda debate perspectivas para o financiamento da extensão e formas criativas para captar recursos

Dentro da programação do 46º Fórum de Pró-reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Nordeste (FORPROEX) que está sendo sediado em Mossoró foi realizada uma mesa redonda que debateu o financiamento da extensão e as formas criativas de capacitação de recursos.

O evento começou com a fala da professora Dra. Regina Lúcia Monteiro Henriques da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela explicou que sempre sobra muito pouco em recursos para a extensão e lembrou do surgimento de programas de financiamento que colaboraram para o crescimento da extensão nos últimos anos. “Essa busca por recursos para que a extensão possa continuar é uma luta do Fórum de Pró-reitores. O edital do PROEXT cresceu muito nos últimos anos e embora tenha perdido recursos recentemente tem ajudado no desenvolvimento de recursos para as universidades”, frisou.

O segundo a se pronunciar foi o professor Dr. Ivanilson de Souza Maia da cadeira de extensão rural da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e um dos diretores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN). Ele destacou que nos últimos tempos a FAPERN recebeu algumas ações estruturantes. Ele citou centros tecnológicos do agronegócio e da aquicultura. Uma ação de extensão da FAPERN que ele destacou é o projeto “Giga Mossoró”, que é realizado em parceria entre UERN, UFERSA e IFRN. “É um trabalho realizado em escolas, hospitais e Detran. Na área da saúde, vamos gerar uma economia significativa na saúde”, lembrou.

O terceiro a falar foi o professor Dr. Ivo Leite Filho da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que destacou que as ações de extensão que dão certo precisam ter continuidade. Ele citou o exemplo do Reino Unido. “Lá, talvez, não exista um conceito epistemológico de extensão, mas as coisas simplesmente acontecem”, frisou. O professor Ivo lembrou da importância de quem faz extensão ser aguerrido e persistente na luta por recursos. “Precisamos vencer as pessoas que são burocratas pela burocracia. Quando recursos ficam perdidos porque ninguém pediu? O velho e bom hábito de fazer ofício dos pedidos ajuda a evitar isso”, declarou.

O Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, declarou que o evento de hoje tem grande importância para o financiamento da extensão de universidades estaduais. “O que está sendo discutido aqui é a visibilidade que a extensão está ganhando no panorama nacional da educação. Essa mesa está pensando em como isso vai se realizar porque sem financiamento e sem órgãos de financiamento estaduais. Se nós não abrirmos os olhos vai ser muito difícil tocar a extensão”, concluiu lembrando que o professor Ivanilson em seu discurso sinalizou que a FAPERN poderá lançar um edital de extensão.

A 46ª edição do FORPROEX está sendo organizada em Mossoró numa parceria entre UERN, UFERSA, IFRN e UFRN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support