Mês de Consciência Negra promove debate sobre ancestralidade e ações afirmativas

Ao longo do mês de novembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), promoveu uma programação especial em celebração mês dedicado à Consciência Negra, e também ao primeiro ano de instalação da diretoria. As atividades foram realizadas em todos os seis Campi da Universidade (Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros).

A Uern Patu abriu as atividades do mês, no dia 16 de novembro, com uma mesa Mesa-redonda: “Educação antirracista e estudos da linguagem: uma prática formativa”, com os professores Drª Marcieli Coelho (Supervisora do Pibid – Maringá/PR) e Dr. Luciano Justino (UEPB). A mediação foi das professoras Drª Aline Almeida Inhoti e Drª Annie Tarsis Morais Figueiredo.

No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, foram realizadas ações o dia todo nos campi de Assú, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. Em Mossoró, a programação iniciou cedo, pela manhã, com a Feirinha “Mercado Negro”, um espaço onde pessoas negras puderam comercializar sua arte, artesanato e trabalhos manuais. Ainda no turno matutino, foi realizada a apresentação do Grupo Logun Edé e do Afoxé Estrela da Manhã. Também foi realizado um Mural das Ações da DIAAD, destacando os principais avanços do 1º ano da diretoria na Universidade.

Já na parte da tarde, também em Mossoró, a Uern se fez presente no V Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró e na Louvação à Baobá, dois eventos tradicionais da comemoração do Dia da Consciência Negra no município. Os eventos foram realizados no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e na Praça Cícero Dias, que fica em frete ao Teatro.

Na referida data, também teve uma roda de conversa “Enegrecendo as ideias: histórias e diálogos para (re)construção de pensamentos e posturas”, na Uern Pau dos Ferros, e a um debate sobre Lutas Quilombolas no Brasil: dos Palmares à atualidade e a exibição do Documentário: Guerras dos Palmares, na Uern Assú. Já na Uern Natal, foi realizada uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra.

De 21 a 24 de novembro, foram realizadas intensas programações nos campi da Uern, como rodas de conversas, mesas redondas, palestras, Sala de leitura apresenta: Imersão na Literatura Infantil Negra, Oficinas de turbante, de Fanzine sobre Racismo, de Dança de Orixás; exibição de filmes, batalha de rimas, exposições, mostra audiovisual e apresentações culturais. Na Uern Mossoró, foi celebrado um Culto aos Orixás – Candomblé Ketu Ilé Axé Dajó Yá Omi Sabá (NEABI/UERN)

O encerramento das atividades do mês ocorreu no dia 29 de novembro, com o Seminário de Ações Afirmativas na Uern – Conferência: As Ações Afirmativas no Brasil, com o professor Otto Vinicius, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Com transmissão pelo canal oficial da Uern no YouTube, o evento teve mediação da professora Eliane Anselmo, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

A reitora Cicília Maia destacou a importância de uma programação voltada para mês da consciência negra no ambiente acadêmico, que oportuniza debater questões relevantes sobre racismo, desigualdades raciais, ancestralidade, ações afirmativas, entre outros pontos.

“Para nós, esse tema é bastante pertinente, em todos os nossos cursos. Temos feito todo um esforço para trazer essa discussão ampla para toda a nossa comunidade. Ao longo de todo o mês [da Consciência Negra], nós promovemos atividades e discussões em todos os campi da nossa Universidade. Evidenciamos que esta é uma pauta permanente e ainda temos muito a construir e a discutir na política de ações afirmativas, principalmente buscando a promoção da igualdade racial”, disse.

A titular da DIAAD, Prof. Dr. Eliane Anselmo esse é foi um mês muito especial. “Fizemos um ano da nossa Diaad e, dentro das programações e dentro das ações da diretoria, realizamos em todos os campi da Universidade um conjunto de ações descentralizadas presenciais sobre as ações afirmativas. É uma pauta muito importante para debatermos em nossa Universidade”, declara.

A programação foi desenvolvida pela DIAAD, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Uern (Neabi), o Fórum de Terreiros de Mossoró, o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) Anatália De Melo Alves e demais unidades acadêmicas.