...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mês da Consciência Negra: Uern promove plantio e louvação da Jurema Sagrada

Como parte da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, a Uern promoveu, nesta segunda-feira (18), o plantio e a louvação da Jurema Sagrada, no campus de Mossoró.

A ação ocorreu durante a noite, no bloco da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), através do Fórum de terreiros de Mossoró e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, que acompanhou o evento, destacou a relevância da pluralidade e do enfrentamento a qualquer tipo de preconceito na Universidade.

“Que esse seja o primeiro de muitos encontros de juremeiros aqui. A nossa universidade é plural, diversa e nela cabem todos nós”, enfatizou a reitora.

O evento também foi acompanhado pela coordenadora do Neabi, professora Eliane Anselmo e pelo diretor da Fafic, professor Marcílio Falcão.

“Que isto seja um exemplo muito significativo para que a Fafic e a Uern sejam sempre um espaço da liberdade”, salientou o professor.

Também presente ao plantio da jurema, Pai Bolinha de Ogum destacou a importância do momento e o simbolismo da Jurema, que tem o Rio Grande do Norte como um de seus três principais estados.

Em agosto deste ano, o Governo do Rio Grande do Norte reconheceu a Jurema Sagrada como patrimônio religioso e cultural imaterial do estado.

Ainda nesta segunda, a Uern promove a mesa-redonda “A Lei de Cotas e sua atualização reflexões sobre os avanços e desafios”. A programação completa alusiva ao Mês da Consciência Negra pode ser acessada neste link.

O evento foi realizado na Uern Mossoró. Fotos: João Moura
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support