Melhores trabalhos do Salão de Iniciação Científica da UERN são premiados

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN) entregou a premiação dos professores e alunos pesquisadores que tiveram seus trabalhos premiados no XIII (2017) e no XIV (2018) Salão de Iniciação Científica da UERN. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira, 20, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Central.

Durante a solenidade, foram entregues troféus aos melhores trabalhos em cada uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida e Linguística, Letras e Artes. “Este é um momento de agradecer e parabenizar a todos pelas pesquisas. Temos conseguido realizar pesquisas de destaques, pesquisas de qualidade no interior do Rio Grande do Norte”, destaca a Profª. Dra. Ellany Gurgel, chefe do departamento de Pesquisa da PROPEG.

A estudante Eliane de Freitas recebeu o troféu de melhor trabalho na área de Ciências da Vida, do ano de 2017, com a pesquisa “Influência no Tratamento com Benznidazol na expressão do hsa miR-1 em paciente com doença de Chagas”, orientada pelo Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira. Ela destacou que a premiação é um reconhecimento ao trabalho de mais de um ano de dedicação. “É muito emocionante. O sentimento que tenho nesse momento é de gratidão”, frisa.

A estudante Nara Karolina de Oliveira, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, que foi contemplada na área de Linguística, Letras e Artes, destaca que a premiação é um incentivo a continuar com pesquisas. O trabalho congratulado é “Discursos sobre a escrita de artigos científicos em práticas comunicativas da internet”, orientado pelo Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha.

Para a estudante Jeniffer Lopes, do Campus de Caicó, a premiação é um reconhecimento diante da dedicação à pesquisa. “É muito gratificante poder compartilhar o resultado de nossa pesquisa com os outros. A pesquisa é de extrema importância tanto para o pesquisador quanto para a comunidade”, frisa. Ela foi premiada na área de Ciências Humanas, com o trabalho “O que é a filosofia quando pensada como atividade que leva ao conhecimento do menos conhecido”, orientado pelo Prof. Dr. José Teixeira Neto.

Titular da PROPEG, o Prof. Dr. Rodolfo Lopes Cavalcanti avalia que as pesquisas apresentadas durante o Salão de Iniciação Científica (que ocorreu durante a programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação) retratam o compromisso da UERN em transformar realidades através da disseminação do conhecimento. Neste ano, descentralizamos o evento, abrangendo todos os campi, a fim de estimular a pesquisa em todas as regiões.