...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Medalha da Abolição 2025 homenageia referências em sustentabilidade em Mossoró

A Comissão Especial da Medalha da Abolição escolheu nesta quarta-feira (18), o tema e os homenageados com a edição 2025 da honraria que é concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

O tema escolhido foi “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta”. Serão agraciados o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi.

A reitora da Uern e presidente da Comissão, Cicília Maia, destaca o simbolismo do tema escolhido e dos nomes que serão agraciados com a honraria. “A Medalha da Abolição é uma homenagem a pessoas que, com seu trabalho e sua luta, abrem caminhos de transformação social. Neste ano, em que o mundo discute com ainda mais urgência a crise climática e a justiça ambiental, homenagear quem defende a vida, a educação e a sustentabilidade é também reafirmar o compromisso da Uern e do município de Mossoró com a sociedade e com o futuro do planeta.”

Ela ainda ressaltou a importância do tema neste ano em que o mundo volta os olhos para o Brasil como sede da COP 30. “A Medalha da Abolição reafirma seu papel de resistência e reflexão. Liberdade e Sustentabilidade não são apenas palavras-tema da edição, mas compromissos profundos com o direito à vida, à terra, à água, à justiça climática e ao reconhecimento de quem luta diariamente para que o futuro não seja apenas um lugar possível, mas um espaço de equidade e esperança”, avalia a reitora.

A cerimônia de entrega da Medalha será realizada durante a Assembleia Universitária em comemoração aos 57 anos da Uern, a ser realizada no dia 28 de setembro de 2025, no Teatro Dix-huit Rosado.

A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.

Além da presidente Cicília Maia, compõem a Comissão os seguintes representantes da comunidade mossoroense: Frank da Silva Felizardo, Geraldo Maia do Nascimento, Nelson Lucas Pires Júnior, Wilson Bezerra de Moura, José Airton Marcelino de Mendonça,  Francisco Solon Dantas Neto e Petras Vinícius de Sousa.

Três trajetórias, um mesmo compromisso

Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam)
Engenheiro agrônomo, professor e pesquisador

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação pública, a preservação ambiental e a valorização da cultura, o professor Maurício deixou um legado que permanece vivo na cidade, nas instituições e nas pessoas que com ele conviveram.

Docente Esam/ Ufersa, também fez história na Uern, como professor do primeiro mestrado da instituição, o Prodema. Sua atuação pioneira contribuiu para a consolidação da pós-graduação ambiental no interior do Rio Grande do Norte, promovendo o pensamento crítico, o cuidado com os recursos naturais e a formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade.

Foi ainda o primeiro secretário municipal de meio ambiente de Mossoró e deixou sua marca na área cultural, reconhecendo a cultura como dimensão essencial da sustentabilidade e da liberdade.

Em reconhecimento ao seu compromisso com a preservação e o bem comum, o Parque Municipal de Mossoró hoje carrega seu nome.

Josefa Avelino Cunha – Zefa da Acrevi
Fundadora e presidente da Associação Comunitária Reciclando para a Vida (Acrevi)

Zefa da Acrevi, como é conhecida, é uma referência de luta, cuidado coletivo e transformação social por meio da sustentabilidade. Ao perceber a necessidade de geração de renda em sua comunidade, especialmente entre mulheres negras em situação de vulnerabilidade, Zefa iniciou um trabalho coletivo de coleta seletiva e reciclagem, que hoje impacta a vida de dezenas de famílias. 

Mais do que um espaço de trabalho, a Acrevi tornou-se um território de resistência, pertencimento e liberdade econômica para quem antes estava à margem. Com sensibilidade e visão social, Zefa ampliou a atuação da associação, incluindo ações de educação ambiental com crianças e jovens, promovendo palestras em escolas públicas e privadas e oferecendo um espaço de acolhimento, escuta e conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Sua luta diária une justiça social, protagonismo feminino, economia solidária e preservação ambiental, provando que é possível construir liberdade a partir do chão da comunidade. Ao transformar lixo em vida, exclusão em pertencimento e escassez em esperança, Zefa é semente e exemplo de um futuro mais justo e sustentável.

Prof. Dr. Ramiro Camacho
Engenheiro agrônomo, professor e pesquisador

Com uma trajetória marcada pela defesa da preservação da caatinga, da educação ambiental crítica e do desenvolvimento sustentável do semiárido, Ramiro Camacho é uma referência nacional em ecologia, botânica e atuação ambiental transformadora, unindo conhecimento científico, compromisso social e ação política.

Graduado em Engenharia Agronômica, mestre em Agronomia/Fitotecnia, doutor em Ciências (Botânica) e com pós-doutorado em Educação Ambiental, é professor da UERN e tem sido formador de gerações de pesquisadores e educadores comprometidos com a justiça ambiental.

Suas pesquisas e ações contribuem para a preservação de unidades de conservação no RN, reforçando a urgência de políticas públicas e práticas sustentáveis que respeitem o bioma e o direito à permanência de seus povos, como o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual, em Diogo Lopes, da qual foi gestor.

É também um articulador político, tendo sido fundador e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, um espaço estratégico de gestão participativa da água, recurso essencial à vida no semiárido.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support