Estimular a inovação, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade é um dos principais objetivos da Maratona de Negócios Sociais do Sebrae, que está sendo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A programação iniciou nesta segunda-feira, 24, e segue até a próxima quinta-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo do Campus Central.
São 205 alunos de diferentes cursos da UERN. Também participal alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Potiguar (UnP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da UNIRB e da Faculdade Diocesana de Mossoró envolvidos na Maratona. A proposta é desenvolver projetos que gerem soluções viáveis para o enfrentamento de problemas sociais e ambientais.
Ao longo de quatro dias, os graduandos passarão por todo processo de desenvolvimento do negócio, desde a problematização até a montagem do projeto. Eles serão orientados por 12 mentores, que são professores de diferentes cursos e universidades envolvidas.
“Os grupos são formados de forma aleatória. A ideia é tirar os estudantes da zona de conforto, fazê-los trabalhar com pessoas que não conhecem, de cursos diferentes”, explica a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Jéssica Neiva de Figueiredo, destacando que o intuito da logística é simular a realidade que eles encontrarão após formados. “Nem sempre vamos trabalhar com pessoas conhecidas, em um ambiente favorável. Além de estimular a criação de negócios, a ação visa preparar o graduando para os desafios do mercado de trabalho”, frisa.
Todos os grupos terão consultoria de especialistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) para o desenvolvimento do projeto. Durante a programação, as atividades serão orientadas pelos facilitadores Everton Lucena, analista técnico da unidade de empreendedorismo do SEBRAE; e Rafael Demétrius, professor de Administração do Campus Avançado Prof. Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM), da UERN, em Pau dos Ferros.
“Para os discentes das universidades e institutos envolvidos na Maratona SEBRAE, é um momento ímpar de trabalho em equipe cujo foco é propor ideias inovadoras para os problemas enfrentados pela nossa sociedade. Essa contato entre a realidade social e a gama dos múltiplos conhecimentos acadêmicos presentes na Maratona é o que a torna tão relevante. Ensinar a comunidade estudantil a refletir sobre a comunidade em que vive é um dos principais papéis da UERN”, avalia a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Sephora Nogueira.
“Será uma experiência única para os estudantes. Eles terão oportunidade de desenvolver soluções para problemas de cunho socioambiental, contando com a consultoria de quem entende”, avalia Jéssica Figueiredo. Para o estudante do curso de Ciência da Computação da UERN, André Luiz, a maratona é uma oportunidade dos graduandos superarem os seus limites. “Participei no ano passado e minha equipe conquistou o quarto lugar. Nesse ano, quero melhorar ainda mais. É muito bom poder entender o processo de criação do próprio negócio e pensar em ideias inovadoras”, comenta.
Gestor do Projeto de Desenvolvimento de Negócios e Impacto Social do SEBRAE, Daniel Dantas lembra que além de estimular os graduandos a trabalharem soluções para problemas sociais e ambientais, a Maratona possibilita a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes cursos e ainda dará premiação aos melhores projetos.
Os projetos desenvolvidos passarão por avaliação diária. Ao final da Maratona, a equipe vencedora concorrerá na etapa estadual da competição. “Serão realizadas dez maratonas regionais nas cidades onde o SEBRAE tem escritório. Os dez melhores projetos de cada regional concorrerão na etapa estadual, que será realizada em Natal”, informa Daniel Dantas. A equipe vencedora entre os dez melhores projetos fará visitas técnicas a várias empresas com positivo impacto social e ambiental em todo o País.
Para Liliany Fernandes, consultora do SEBRAE, a Maratona possibilitará a troca de conhecimentos e estimulará a vivência empreendedora aos graduandos. Ao mesmo tempo que incentiva aos estudantes a pensarem soluções para problemas sociais e ambientais que afetam as comunidades que eles estão inseridos.
Esta é a segunda edição da Maratona de Negócios do SEBRAE, sendo que a primeira sediada pela UERN. A escolha da sede deste ano se deu justamente pelo perfil inovador e empreendedor da Universidade, segundo informa o analista técnico do escritório Regional do Oeste do SEBRAE/RN, Lecy Carlos Gadelha.
“A UERN apoia a Maratona desde o início, inclusive se destacou na última competição com equipes vencedoras no segundo e quatro lugar geral. Neste ano, decidimos trazer a Maratona para a UERN, dentro da programação comemorativa dos seus 50 anos. É uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo empenho nas maratonas”, destaca Gadelha.