...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Maratona de Negócios do SEBRAE estimula o empreendedorismo e inovação

Estimular a inovação, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade é um dos principais objetivos da Maratona de Negócios Sociais do Sebrae, que está sendo realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A programação iniciou nesta segunda-feira, 24, e segue até a próxima quinta-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo do Campus Central.

São 205 alunos de diferentes cursos da UERN. Também participal alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Potiguar (UnP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da UNIRB e da Faculdade Diocesana de Mossoró envolvidos na Maratona. A proposta é desenvolver projetos que gerem soluções viáveis para o enfrentamento de problemas sociais e ambientais.

Ao longo de quatro dias, os graduandos passarão por todo processo de desenvolvimento do negócio, desde a problematização até a montagem do projeto. Eles serão orientados por 12 mentores, que são professores de diferentes cursos e universidades envolvidas.

“Os grupos são formados de forma aleatória. A ideia é tirar os estudantes da zona de conforto, fazê-los trabalhar com pessoas que não conhecem, de cursos diferentes”, explica a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Jéssica Neiva de Figueiredo, destacando que o intuito da logística é simular a realidade que eles encontrarão após formados. “Nem sempre vamos trabalhar com pessoas conhecidas, em um ambiente favorável. Além de estimular a criação de negócios, a ação visa preparar o graduando para os desafios do mercado de trabalho”, frisa.

Todos os grupos terão consultoria de especialistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) para o desenvolvimento do projeto. Durante a programação, as atividades serão orientadas pelos facilitadores Everton Lucena, analista técnico da unidade de empreendedorismo do SEBRAE; e Rafael Demétrius, professor de Administração do Campus Avançado Prof. Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM), da UERN, em Pau dos Ferros.

“Para os discentes das universidades e institutos envolvidos na Maratona SEBRAE, é um momento ímpar de trabalho em equipe cujo foco é propor ideias inovadoras para os problemas enfrentados pela nossa sociedade. Essa contato entre a realidade social e a gama dos múltiplos conhecimentos acadêmicos presentes na Maratona é o que a torna tão relevante. Ensinar a comunidade estudantil a refletir sobre a comunidade em que vive é um dos principais papéis da UERN”, avalia a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Sephora Nogueira.

“Será uma experiência única para os estudantes. Eles terão oportunidade de desenvolver soluções para problemas de cunho socioambiental, contando com a consultoria de quem entende”, avalia Jéssica Figueiredo. Para o estudante do curso de Ciência da Computação da UERN, André Luiz, a maratona é uma oportunidade dos graduandos superarem os seus limites. “Participei no ano passado e minha equipe conquistou o quarto lugar. Nesse ano, quero melhorar ainda mais. É muito bom poder entender o processo de criação do próprio negócio e pensar em ideias inovadoras”, comenta.

 

Gestor do Projeto de Desenvolvimento de Negócios e Impacto Social do SEBRAE, Daniel Dantas lembra que além de estimular os graduandos a trabalharem soluções para problemas sociais e ambientais, a Maratona possibilita a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes cursos e ainda dará premiação aos melhores projetos.

Os projetos desenvolvidos passarão por avaliação diária. Ao final da Maratona, a equipe vencedora concorrerá na etapa estadual da competição. “Serão realizadas dez maratonas regionais nas cidades onde o SEBRAE tem escritório. Os dez melhores projetos de cada regional concorrerão na etapa estadual, que será realizada em Natal”, informa Daniel Dantas. A equipe vencedora entre os dez melhores projetos fará visitas técnicas a várias empresas com positivo impacto social e ambiental em todo o País.

Para Liliany Fernandes, consultora do SEBRAE, a Maratona possibilitará a troca de conhecimentos e estimulará a vivência empreendedora aos graduandos. Ao mesmo tempo que incentiva aos estudantes a pensarem soluções para problemas sociais e ambientais que afetam as comunidades que eles estão inseridos.

Esta é a segunda edição da Maratona de Negócios do SEBRAE, sendo que a primeira sediada pela UERN. A escolha da sede deste ano se deu justamente pelo perfil inovador e empreendedor da Universidade, segundo informa o analista técnico do escritório Regional do Oeste do SEBRAE/RN, Lecy Carlos Gadelha.

“A UERN apoia a Maratona desde o início, inclusive se destacou na última competição com equipes vencedoras no segundo e quatro lugar geral. Neste ano, decidimos trazer a Maratona para a UERN, dentro da programação comemorativa dos seus 50 anos. É uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo empenho nas maratonas”, destaca Gadelha.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support