Neste domingo (23), 413 estudantes concluintes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Direito, de todos os campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30. O estudante deve apresentar documento oficial com foto e levar caneta preta de material transparente. Também é recomendado portar o Cartão de Confirmação da Inscrição.
A avaliação é obrigatória para quem está concluindo a graduação e integra os indicadores oficiais de qualidade da educação superior. Os locais de prova, definidos pelo Inep, estão disponíveis para consulta no Sistema Enade.
Ciclo de avaliações em 2025
A participação dos bacharelandos encerra o ciclo de provas da Uern neste ano. Em 19 de outubro, estudantes de Medicina realizaram o Enamed. Já no dia 26 de outubro, 987 licenciandos fizeram a Prova Nacional Docente (PND), etapa teórica do Enade das Licenciaturas.
Além da prova teórica, esses estudantes também passarão por uma etapa prática, desenvolvida durante o estágio supervisionado na educação básica.
Com todas as frentes avaliadas — bacharelados, licenciaturas e Medicina —, mais de 1.400 estudantes da Uern participaram ou participarão das avaliações do Inep em 2025.
Expectativa de bons resultados
O titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), professor Wendson Medeiros, destaca que a Uern chega a esta etapa com segurança e maturidade.
Segundo ele, a expectativa “é sempre de resultados positivos”, sobretudo diante do envolvimento crescente dos departamentos acadêmicos. O professor ressalta que “já há uma maturidade institucional em relação aos processos de avaliação, com ampla participação dos departamentos”.
Ele explica que essa participação tem fortalecido a compreensão do Enade como componente curricular obrigatório. “Os departamentos têm possibilitado uma formação de qualidade e excelência para os nossos alunos”, afirma.
Com esse trabalho, a AAI acredita que os resultados devem refletir melhorias nos indicadores externos de avaliação. Os resultados no Enade tendem a impactar diretamente indicadores como o Índice Geral de Cursos (IGC).
A gestão da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas tem reforçado a avaliação institucional como eixo prioritário. A política de fortalecimento dos processos avaliativos busca consolidar a cultura de melhoria contínua e elevar a qualidade da formação ofertada à sociedade.
