Livro “Retalhos da história do teatro em Mossoró” é entregue oficialmente às bibliotecas da Uern

Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo

A entrega oficial e lançamento do livro “Retalhos da história do teatro em Mossoró”, de autoria do professor Felipe Caetano de Oliveira, ocorreram na manhã desta sexta-feira (12),  na Biblioteca da Uern Mossoró.

Organizada pelos professores Aldenora Rocha de Souza e Etevaldo Almeida Silva, a publicação traça um histórico da cena teatral mossoroense ao longo de 50 anos, reunindo informações sobre grupos, companhias e festivais teatrais que marcaram a história da cidade, dentre outros temas.

Presente à solenidade, Maria do Socorro Cunha de Oliveira, viúva do professor Felipe Caetano, agradeceu, visivelmente emocionada, a participação de todos no evento, destacando a oportunidade de deixar um legado significativo para a Uern e para a cultura do Estado através da publicação da obra.

“Estou emocionada em ter entregado essa obra que ele (Felipe Caetano) deixou à universidade, o espaço maior da vida dele, porque Felipe era um homem apaixonado pela cultura, ele sempre estava criando e procurando enaltecer.  Estou feliz de ter cumprido o que ele deixou. Eu não podia deixar essas páginas ficarem amarelas dentro de uma pasta”, frisou Maria do Socorro.

A solenidade aconteceu na Biblioteca da Uern Mossoró

A professora Aldenora Rocha, uma das organizadoras do livro, relatou a experiência de consolidar o trabalho e a felicidade de saber que a publicação será aproveitada nas bibliotecas dos campi, servindo como pesquisa para toda a comunidade acadêmica. “Nos deixa muito envaidecida todo esse resultado”, comentou.

“É uma obra que a gente entrega com muito carinho, sobretudo porque fica documentado, e Felipe Caetano tinha muita preocupação em documentar todos os fatos que aconteceram na universidade, para que as gerações futuras tivessem acesso”, acrescentou o professor Etevaldo Almeida.

Também presente ao evento, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou a importância da realização  do evento na Biblioteca, à qual se referiu como um “lugar sagrado” da Universidade. “Ele (Felipe Caetano) ficaria feliz nesse momento. E eu sabia que o local deveria ser a biblioteca”, destacou a reitora.

O livro foi produzido pela Editora Universitária da Uern (Eduern) e teve o primeiro lançamento realizado no dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro, no auditório Dorian Jorge Freire, da Estação das Artes Eliseu Ventania. O evento foi promovido pelos familiares do professor, com apoio da Uern e da Prefeitura de Mossoró.

“É muito bom saber que pesquisadores e os próprios ativistas culturais do teatro vão acessar a obra, que vai levando com ela a marca da editora e a marca da Uern”, comentou professor Fabiano Mendes, diretor da Editora Universitária da Uern (Eduern), responsável pela produção do livro, que possui as versões impressa e virtual.

A versão virtual da obra pode ser acessada neste link.