Lauro Monte será Centro Cultural do BNB; Uern terá atividades no espaço

A governadora Fátima Bezerra assinou uma carta de intenção de termo de cessão para transformar o Teatro Lauro Monte Filho num Centro Cultural do Banco do Nordeste (BNB), com investimento inicial de R$ 1,5 milhão.

Assinada na sala da Secretaria dos Conselhos na tarde desta sexta-feira, 29, a medida inclui a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que contribuirá com a segurança do equipamento e terá marcação de pautas gratuitas para atividades acadêmicas e culturais.

Atualmente, a Fundação José Augusto gere o espaço; a Uern já contribui para segurança e manutenção.

“É uma alegria muito especial para mim porque eu batalhei muito por isso quando era deputada federal”, disse a governadora. Segundo Bezerra, “a mudança vai fomentar a arte em geral no conjunto dos municípios”. Ela agradeceu à Universidade pela participação no projeto.

Mossoró terá o quarto Centro Cultural BNB. Os outros se localizam em Fortaleza/CE, Juazeiro do Norte/CE e Sousa/PB.

De acordo com o superintendente do BNB, Jeová Lins de Sá, a cidade potiguar é “uma referência cultural para a região” e terá, com o novo equipamento, um espaço de estruturação artística. Ele classificou o ato como “histórico”.

Diretor-geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias disse que a novidade “transforma Mossoró na capital da cultural do RN”. Vários projetos passarão pela cidade com o novo teatro.

Murilo Albuquerque, gerente de cultura do BNB, disse que a cultura será pensada estrategicamente. Destacou ainda o papel com a Uern, com a qual o banco agora estabelece, nas suas palavras, “uma parceria importantíssima”.

A reitora Cicília Maia salientou que a agenda da governadora em Mossoró esta semana foi extremamente produtiva. Afirmou ainda que os investimentos na cultural são essenciais para a formação acadêmica mais humana. “Nossa Universidade estará sempre aberta pra desenvolver nosso estado e nosso país”, finalizou.

Foto: Bruno Soares/Uern