Lançamento póstumo de obra de Felipe Caetano marca noite emocionante de lembranças e homenagens ao professor

Auditório Dorian Jorge Freire da Estação das Artes Eliseu Ventania lotado no Dia Mundial do Teatro. Família e amigos: todos presentes. Nas palavras de Felipe Caetano Filho, a noite desta quarta-feira, 27, assemelhou-se a um encontro íntimo em torno de seu pai. Era o lançamento póstumo da obra “Retalhos da História do Teatro em Mossoró: de 1968 a 2018, meio século de lutas e conquistas”, do professor Felipe Caetano de Oliveira.

Presença marcante no cenário cultural mossoroense e potiguar, o professor, falecido em 2020, deixou pronto o livro, mas não o pôde editar. A família, então, decidiu que o material, dada a sua importância, deveria vir a público. Procurou os professores Aldenora Rocha de Souza e Etevaldo Almeida Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que auxiliaram na edição, lançada ontem através do selo Editora Universitária da Uern (Eduern), Edições UERN.

Além de fazer parte do corpo docente da Universidade, Felipe Caetano foi um dos idealizadores do Festival de Teatro da Uern (Festuern), do Coral da Uern e do Grupo de Teatro (Grutum). Sua efervescência cultural ajudou a sedimentar e a democratizar a arte em solo mossoroense. A influência do professor ultrapassou os muros acadêmicos: fez-se sentir na política e na vida potiguar.

Viuvá do professor, Socorro Caetano participou ativamente do evento. Deu entrevistas, puxou aplausos, cantou. “Felipe tinha muitas qualidades”, disse, destacando o trabalho dos professores Etevaldo e Aldenora e a necessidade de a obra recém-lançada estar na prateleira das escolas.

Felipe Caetano Filho, citado no início, disse de fato que a ocasião parecia uma reunião da família. “Hoje não é um dia triste, nem deve ser, mas senti que era a oportunidade de nos reunirmos não em clima de velório. Devemos fazer isso com alegria”. Contou histórias particulares de vida que emocionaram a plateia.

“Temos nesse livro um importantíssimo objeto de pesquisa. Foi esse o último presente que Felipe deu à classe artística”, declarou Gustavo Rosado, prefaciador da obra.

O presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS), Wellington Barreto, destacou: “Esse livro vem num momento oportuno para resgatar a história do teatro de Mossoró”.

Para a reitora Cicília Maia, da Uern, o Felipe Caetano “democratizou a cultura para que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer o que era teatro, o que era um artista”. Acrescentou: “Felipe sabia que era necessária a formação humana. No momento que ele cria o Festuern, ele sabia o que poderia fazer para aquelas pessoas”.

“Essa história belíssima jamais será apagada e agora, com o livro, vai se perpetuar por muitos e muitos anos. O seu legado será eterno por tudo o que construiu”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim.

A deputada estadual Isolda Dantas trabalhou com o professor na Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, e disse ter firmado com ele uma grande amizade naquele momento. “Felipe foi tão intenso que ele vai se perpetuar na história de nossas vidas e na história de Mossoró”.

A professora Ana Maria Morais, titular da da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (12ª Direc), representou a governadora Fátima Bezerra no evento. “O professor Felipe sempre deixou sua marca por onde passou. É uma noite de alegria, não de tristeza, é uma noite de muita inspiração”.

O livro é composto por dez capítulos, contextualizando a arte teatral a nível do Mundo, Brasil, Rio Grande do Norte e Mossoró.