...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Laboratório de Práticas Educativas retoma atividades

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

O Laboratório de Práticas Educativas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Lape/Uern) reiniciou suas atividades após as reformas que visaram à melhoria do espaço. Neste mês, foi realizada a primeira oficina desde a reabertura, ministrada pela professora Giovana Amorim, sobre o uso de brinquedos com crianças da Educação Infantil. A oficina contou com a participação dos discentes do quarto período de Pedagogia.

Giovana Amorim explica que os discentes estudaram sobre brinquedos industrializados, cantados e brinquedos com materiais recicláveis, tendo como objetivo estudar o binômio, ou seja, as interações e brincadeiras para crianças entre zero e seis anos de idade.

“A importância desse momento foi tornar a formação científica, teórica e prática, despertando nos alunos que estão se formando em pedagogia, a consciência e a importância da ludicidade no processo de formação docente”, destaca.

O Laboratório de Práticas Educativas tem o objetivo de construir uma relação educativa baseada na cooperação e na troca de experiências entre a Universidade e a comunidade do município de Mossoró. Para as escolas que desejam receber as práticas educativas dos alunos e docentes da Faculdade de Educação, a solicitação deverá ser feita através do e-mail lapeuern@gmail.com.

Confira as fotos da oficina neste link.

Sobre o Lape
O Lape iniciou suas atividades em 1988, com a finalidade de apoiar as ações acadêmicas na área das Metodologias de Ensino no Curso de Pedagogia. Ao decorrer do tempo, em virtude do grande número de demandas, o laboratório ampliou sua função, passando a envolver atividades de pesquisa e extensão.

Em 2011 o laboratório foi contemplado com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), coordenado pela professora Dra. Meyre-Ester de Oliveira, uma articulação entre a Capes e a Uern.

Essa ação possibilitou a reestruturação do espaço recebendo materiais pedagógicos diversificados para as áreas de português, matemática, ciências e geografia. Em 2020, o Lape passou a contar com a coordenação da professora Giovana Amorim e da técnica especializada em Pedagogia, Andressa Montenegro.

O Lape agrega a função da tríade universitária: um espaço de ensino teórico-prático para o curso de Pedagogia, levando o saber às escolas; o projeto de formação de professores para a Educação Infantil; um espaço de pesquisa para o Pibic; e um campo de investigação para alunos da graduação e pós-graduação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support