O Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Vale do Açu (LaDHA), vinculado ao Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Assú, está desenvolvendo, em colaboração, o projeto “Registros Notariais do século XIX nas Comarcas de Santana dos Matos, Portalegre e Assu”, a convite da professora Titular Carmen Alveal, do Departamento de História da UFRN/Natal.
O financiamento do projeto, de mais de R$ 100 mil, vem do EAP (Endangered Archives Programme)/ Biblioteca do Reino Unido. O EAP financia projetos que visam preservar o patrimônio cultural e torná-lo disponível ao maior público possível, oferecendo bolsas para digitalizar documentos históricos que estejam em risco.
O intuito é que sejam digitalizadas 10 mil páginas de documentos cartoriais, entre os municípios potiguares de Assú, Portalegre e Santana do Matos. Antes de iniciarem os trabalhos, as discentes (bolsistas) estiveram em julho na UFRN, em Natal, para fazer um treinamento com os equipamentos e softwares utilizados na execução do projeto.
Em Assú, a equipe é formada pelo coordenador do LaDHA, professor Dr. Marcelo Vieira Magalhães, as estudantes bolsistas, financiadas pelo EAP, Layanne Patrícia Fernandes de Souza e Maria da Conceição Araújo Silva, e as voluntárias Maria Eduarda Lourenço Gomes, Maria Eduarda Bernardo Andrade da Silva, Bruna Rafaela Pereira do Nascimento e Ariel Lucas Veríssimo, que trabalham em dois turnos, com equipamentos fornecidos pelo projeto. Nas outras duas cidades, a coordenação é responsabilidade da equipe da professora Carmen Alveal.
Essa é a primeira vez que discentes do curso de História/Assú participam de um projeto internacional e recebem bolsas oriundas de uma instituição estrangeira. A digitalização realizada em Assú garantirá a continuidade do projeto, pois é a partir do envio das primeiras centenas de imagens – e o LaDHA já tem alguns desses documentos- que as parcelas dos recursos serão liberadas.