Labea lança e-book sobre agricultura familiar pelo selo Edições UERN

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Educação (LABEA), do Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançou o e-book “Agricultura familiar de base agroecológica, gênero e resistência no semiárido potiguar” pelo selo Edições UERN.

O livro reúne coletânea de artigos resultantes de pesquisas realizadas na região da Chapada de Apodi/RN. O tom do e-book é a questão da Resistência de agricultores e agricultoras familiares em meio à sua identidade com a terra e o trabalho, constituindo-se uma questão de território. Território para além de limites físicos, envolvendo a cultura, vínculo, pertencer, trabalhar, viver, sobreviver, lutar organizados para conquistar a terra e produzir sem agrotóxicos.

Os artigos decorrem de projetos desenvolvidos com o apoio do CNPq/Edital Universal 01/2006, por pesquisadoras e pesquisadores do Labea, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) e graduadas do Curso de Gestão Ambiental, Campus Central da UERN. Contou com a parceria de pesquisadoras e pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), Universidade do Porto e Universidade do Minho (Portugal), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O destaque do e-book é para a relação entre agricultura familiar, agronegócio e gênero na Chapada do Apodi-RN, em razão da dinâmica social, ambiental e econômica do território do município de Apodi, com expressiva produção de agricultura familiar de base agroecológica, empresas de agronegócio, recursos socioambientais existentes: sindicatos, associações e cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras rurais, grupos de mulheres, ONG’s, água de boa qualidade e em relativa abundância, solo fértil, recursos minerais, incentivos fiscais.

Diversas questões provocaram a realização destes trabalhos: impactos do agronegócio no modelo de produção da agricultura familiar das comunidades rurais assentadas na Chapada do Apodi; elementos de resistência, conflito e coexistência perceptíveis na relação das comunidades rurais com agronegócio na região; o reconhecimento social das mulheres nos assentamentos rurais; a influência das cooperativas nas práticas agrícolas sustentáveis de seus cooperados; a relação entre agricultura familiar de base agroecológica e o cuidado ambiental, entre outras.

O recorte temporal situa-se entre os anos 2016-2019. A inserção no campo se deu por meio de pesquisa participante, observação, entrevistas estruturadas e semiestruturadas e grupo focal. Encontramos no decorrer do trabalho a presença expressa do modelo de produção e de organização da agricultura familiar de base agroecológica como elemento de resistência e permanência dos sujeitos do campo; a expressiva participação das mulheres nas associações, sindicatos, grupos de mulheres e no trabalho do campo além do trabalho doméstico, demonstrando reconhecimento social das mulheres nos espaços públicos, embora desafios para superar a carga de trabalho doméstico e a invisibilidade da sua presença nos espaços coletivos ainda existam. Essa participação apontou novos horizontes de compreensão do lugar da mulher na sociedade e na sua comunidade.

Nosso desafio nesses estudos foi entender e perceber a expressividade da agricultura familiar de base agroecológica como um elemento de vida dos agricultores e agricultoras familiares da Chapada de Apodi/RN.

O e-book está disponível para acesso gratuito AQUI.