Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, na última segunda-feira, 21, a programação do Julho das Pretas, com visita à Comunidade Quilombola Bela Vista Piató (Assú/RN).
As atividades contaram com momentos de conversas e reflexão sobre as vivências de mulheres quilombolas na comunidade, exaltando a força e resistência de mulheres negras, tal como objetiva o movimento do Julho das Pretas
Para a professora Eliane Anselmo, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), a experiência foi proveitosa: “pudemos conhecer um pouco mais a comunidade e pensar novas ações junto a mesma”.
E complementa: “a Universidade destaca seu papel social e acadêmico junto às comunidades tradicionais quilombolas, no suporte e nas iniciativas voltadas à garantia dos seus direitos, bem como na valorização e visibilidade do povo quilombola em nosso Estado”.
A programação seguirá nesta quarta-feira, 23, às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barrocas (Mossoró/RN) e no dia seguinte, 24, às 8h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. O encerramento será no dia 25 de julho, às 14h, na Comunidade Quilombola Picadas (Ipanguaçu/RN).