No recente desafio promovido pelo Sebrae em parceria com instituições de ensino superior (IES) das cidades de Pau dos Ferros e Caicó, as equipes do Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistaram as três primeiras colocações. A “Jornada de Ideação Conexão Empreendedora” mobilizou 28 alunos, incluindo 25 do curso de Administração e 3 de Letras, formando seis equipes focadas em desenvolver soluções inovadoras para o mercado local.
“A oportunidade foi essencial para despertar nos discentes seu potencial empreendedor, oferecendo experiências reais,” explicou o professor Edivaldo Rabelo, que acompanhou o projeto e coordenou a Unidade Curricular de Extensão vinculada à atividade. “O objetivo foi evidenciar a importância das habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação, fundamentais para o exercício profissional”, completou ele.
A iniciativa começou com o Sebrae, que entrou em contato com Priscilla Felipe de Souza, do Inova UERN. A partir desse contato, Priscilla mobilizou a vice-diretora, professora Sidneia Maia, para envolver os alunos do campus. Após a fase de inscrições, os participantes imergiram no ecossistema empreendedor por meio de webinars, mentorias conduzidas pelo Sebrae e visitas técnicas a empresas locais, onde puderam identificar desafios reais do mercado e, com isso, desenvolver um MVP (produto mínimo viável) que oferecesse soluções específicas.
Para Renan Cleiton, aluno do 6° período de Administração e integrante da equipe vencedora, Lidera ADM, “o projeto foi muito gratificante. Estar lado a lado de uma empresa, entendendo suas dificuldades e procurando soluções ainda na graduação, é uma ótima experiência para um futuro profissional”. Ele relatou o esforço conjunto de sua equipe para o sucesso: “Nossa equipe dedicou momentos de conversa, reuniões, debates, muitas vezes enfrentando as correrias da rotina de cada membro, mas sempre focados em entregar ótimos resultados”. Para ele, a conquista do primeiro lugar foi não só mérito, mas também uma comprovação da viabilidade da ideia: “Saímos com a certeza de que a proposta pode realmente contribuir para melhorar os resultados de muitos empreendedores.”
As etapas do programa incluíram desde a apresentação de oportunidades de negócio e a ideação de soluções até a criação e validação do MVP. “O Sebrae trouxe o consultor Kaio Santos, que atuou como mentor e interlocutor entre as IES e as empresas”, complementou o professor Edivaldo. A jornada culminou em pitches das equipes, que apresentaram suas soluções a uma banca composta por empresários locais.
Os resultados refletem o potencial dos universitários para transformar ideias em soluções práticas, prontas para incubação e participação em editais de fomento. “Esse tipo de experiência é essencial para preparar nossos alunos para os desafios do mercado, estimulando a busca por soluções e a proatividade”, finalizou o professor.