IV Minicursos de Cosmologia da Uern ocorre entre 13 e 15 de dezembro; inscrições abertas

O Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) promoverá o IV Minicursos de Cosmologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento será realizado de forma online no período de 13 a 15 de dezembro de 2023, das 18h às 21h40. As inscrições poderão ser feitas de 1 a 12 de dezembro. Para inscrições acesse o site do programa.

Os minicursos serão direcionados a discentes da graduação e pós-graduação com interesse em revisar a Cosmologia Básica ou conhecimento novos conceitos de Cosmologia. Serão abordados os temas “Cosmologia Primordial” e “O mar de ondas gravitacionais: descobertas recentes e impactos na cosmologia”. As aulas serão ministradas pelo professor Felipe Bruno Medeiros dos Santos (Observatório Nacional — RJ) e professor Alexander Bonilla (Observatório Nacional— RJ).

A palestra de abertura será apresentada pelo professor Rodrigo Fernandes Lira de Holanda da Universidade Federal do RN (UFRN) e terá como tema “Cosmologia observacional e testes da física padrão”. O tema da palestra de encerramento será “Alternativas para a abordagem do problema das tensões cosmológicas”, tendo como apresentadora a professora Leila Lobato Graef, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Confira o CRONOGRAMA.