IV Encontro da REDE-TER fomenta cooperação acadêmica internacional no Eixo Sul-Sul

A Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER) realizou, em parceria com a Universidade de Santiago (US), o IV Encontro da REDE-TER entre os dias 25 e 27 de junho de 2024. O evento, que teve como tema “Diálogos Integrados: pesquisa, ensino e inovação para o desenvolvimento do eixo sul-sul”, contou com atividades presenciais na Universidade de Santiago, em Assomada, e remotas por meio de plataformas digitais.

O encontro ofereceu uma programação diversificada, incluindo conferências, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos. Essas atividades proporcionaram um espaço para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores, docentes e discentes, com o objetivo de fortalecer a articulação de redes de cooperação acadêmica internacional no eixo de países Sul-Sul.

Um dos destaques do evento foi a Reunião Interinstitucional entre Cabo Verde e Brasil, envolvendo a Universidade de Santiago (US), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) e a REDE-TER. A reunião teve como objetivo principal a construção de uma agenda de cooperação internacional voltada para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, em articulação com o ensino e a extensão universitária, no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Espera-se que essa iniciativa resulte na celebração de um acordo de cooperação internacional entre a REDE-TER e a Fapern, visando fortalecer os laços entre pesquisadores de universidades e institutos de investigação do estado potiguar que integram a REDE-TER. Este acordo contribuirá significativamente para a produção de conhecimento científico alinhado com as demandas e a realidade dos territórios historicamente marginalizados.

“A UERN tem se destacado pelo protagonismo na articulação de redes de cooperação acadêmica internacional. Estamos empenhados na formação de acordos internacionais e na promoção de ações de popularização científica, voltadas para diferentes públicos e instituições, com um foco especial no eixo Sul-Sul”, disse a professora Simone Cabral, presidente da REDE-TER.

REDE-TER – A iniciativa é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 27 de novembro de 2018 durante o X Fórum Internacional de Pedagogia, realizado no Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros. A rede surgiu do compromisso dos pesquisadores em promover o desenvolvimento dos territórios, compreendidos como espaços de materialidade física e simbólica, onde se constroem relações de pertencimento, sociais e de conflito.

O IV Encontro da REDE-TER reafirmou o compromisso dos pesquisadores em desenvolver estratégias inovadoras para a cooperação acadêmica internacional, promovendo a integração e o desenvolvimento sustentável dos territórios do eixo Sul-Sul.