A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do projeto de extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal,
Estão abertas as inscrições para a I Caminhada Espaços Sagrados do Alecrim. O evento será no próximo dia 18 (domingo), com saída às 7h da Igreja de São Pedro, no bairro do Alecrim, em Natal.
Com o tema “Conhecer, lembrar, viver: memória e patrimônio”, a caminhada pelos espaços sagrados, já consagrasa no Centro Histórico, mas inédita no Alecrim, tem como objetivo proporcionar uma vivência urbana voltada à educação patrimonial e à valorização da diversidade religiosa e cultural da cidade.
Serão percorridos três quilômetros e meio, ao longo dos quais os caminhantes visitarão espaços públicos e instituições religiosas do bairro, interagindo com professores, pesquisadores e monitores do curso de Ciências da Religião da Uern Natal.
“A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial do Alecrim, promovendo a reflexão sobre o que é lembrado e o que é esquecido na história da cidade”, destaca a idealizadora do Projeto de extensão MemóriaReligiosadaCidadedoNatal, profa. Dra. Irene vandenBerg.
O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades, embora o trajeto em vias públicas apresente alguns obstáculos de acessibilidade. As inscrições só são necessárias para quem deseja receber certificado de participação, bem como para que a organização possa dimensionar o número adequado de monitores.
“Mas mesmo se não se inscrever, quem quiser pode decidir ir sem inscrição prévia”, afirma a professora Irene.
A programação contará com momentos de interação, apresentações culturais e experiências sensoriais ao longo do percurso. A metodologia do evento é horizontal e participativa, com mediações feitas em diálogo com o público.
As inscrições já estão disponíveis gratuitamente AQUI
A Caminhada é realizada pela Uern, com apoio de instituições religiosas e culturais parceiras, e conta com a coordenação dos professores Irene van den Berg e Rodson Ricardo do Nascimento.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do projeto: @memoriareligiosa.