O projeto “Florescer em mim – um encontro de autocuidado para mães atípicas”, realizado pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizou mais um encontro na tarde de hoje, 22, com mães, pais e cuidadores(as), na Faculdade de Enfermagem (Faen).
O evento contou com atendimentos de auriculoterapia, cromoterapia, ventosaterapia, recreação para crianças e momentos informativos, com destaque para a professora Dra. Amélia Carolina, que compartilhou ensinamentos do seu livro “Guia básico de Regulação Sensório-emocional para Família, Escola e Profissionais do Cuidado”.
Entre a apresentação de técnicas e orientações presentes na obra, a escritora destaca que os(as) cuidadores(as) podem se fortalecer fazendo uso de espaços como o proporcionado pelo projeto e pelo próprio Nupics.
“O atendimento tem sido importante para trazer esse público de pais, mães, cuidadores e cuidadoras para uma rede de atenção e de comunicação com a comunidade atípica, que não fica restrito a grupos pequenos. Nesse sentido, a gente precisa formar uma grande rede de comunicação, de solidariedade, de amizade e de acolhimento”, ressaltou Amélia Carolina.
A professora Dra. Isabel Amaral, coordenadora do Nupics, comenta que uma maternidade por si só demanda muito da mãe, sendo a mulher exigida ainda mais quando se trata de uma maternidade atípica.
“A gente precisa se fortalecer, se cuidar. Trazemos esses recursos com muito amor e carinho para vocês. É a Universidade mostrando o seu papel social, é a universidade chegando realmente na comunidade. A Uern é de todo mundo, o Nupics é de todo mundo, então vamos usar”, convidou.
Acesse o perfil @nupics_uern no Instagram e saiba mais sobre os serviços oferecidos gratuitamente à população.