...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inclusão: festival A praia é para todos acontece neste domingo, 25

Todos os anos, a Uern apoia o evento, incentivando à inclusão em todos os ambientes

Janeiro é sinônimo de férias, de verão, de praia e por que não também ser sinônimo de inclusão? É nesse intuito que acontecerá neste domingo, 25, mais uma edição do Festival A praia é para todos, na Praia do Ceará, em Tibau.

O evento, que conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), é voltado para pessoas com deficiência de Mossoró e de municípios circunvizinhos, e busca oferecer um dia de lazer, entretenimento e ações de inclusão no litoral. 

Idealizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, o festival acontece desde 2019 e tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, ao proporcionar experiências únicas para quem, muitas vezes, nunca foi à praia. “A importância do Festival é que as pessoas com deficiência têm acesso ao mar e é um evento muito importante para todos, porque antes não tinha inclusão na praia. Hoje tem cadeiras anfíbias, tem vários esportes. É um dia de lazer muito especial para todos nós”, afirmou Francisca Moura, membro do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região.

A cada ano, o evento tem crescido em estrutura e em público. A expectativa para esta edição é que participem mais de 20 caravanas, totalizando cerca de 4 mil pessoas com deficiência. “O festival teve um crescimento avassalador e se tornou o maior das praias do Brasil, graças aos parceiros que acreditam no projeto”, disse Petras Vinicius, entusiasta da inclusão e um dos articuladores do evento.

A programação é bem diversificada e promete agitar o público com apresentação de bandas musicais, banho assistido com cadeiras anfíbias, espaço zen com massagens e práticas integrativas, espaço artístico e atividades recreativas. Tudo isso para mostrar que a praia pode e deve ser um lugar de alegria e de novas experiências também para as pessoas com deficiência. “É de emocionar. Quando termina uma edição, já perguntam quando será a próxima. A receptividade do público é gigante”, comentou Petras Vinicius.

A Uern, por entender sua missão de defender os direitos das pessoas com deficiência em todos os âmbitos sociais, reafirma a importância de ações como essa para o fortalecimento da inclusão. “Anualmente a Dain vem participando deste evento, juntamente com outros segmentos da Universidade, justamente por entendermos que a inclusão deve ocorrer em todos os ambientes. E o lazer não é diferente, o lazer é um pilar fundamental para a dignidade humana, assim como a saúde e a educação”, disse o Diretor em exercício da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain/Uern), Claudion Melo.

Ele destacou de que forma se dará a participação da Uern no evento. “Um ponto central do suporte é a viabilidade do transporte acessível, que garante o deslocamento seguro das pessoas com deficiência e de seus familiares até a Praia do Ceará. Além disso, há participação também de professores e estudantes, o que reafirma o papel social da Uern como uma Universidade socialmente referenciada”, enfatizou.

O evento está previsto para iniciar às 8h, e a programação se estenderá durante todo o dia. “Esperamos que o evento continue sendo um espaço potente para chamar a atenção da sociedade para o respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Entendemos que é um passo importante para a construção de uma realidade plenamente inclusiva e acessível para todos”, declarou o diretor em exercício.

Segundo Petras Vinicius, esse é o pontapé inicial de uma série de ações inclusivas que devem ocorrer ao longo de 2026. “A gente já começa o ano com energia grande para essa e outras ações que iremos desenvolver. A ideia, inclusive, é que a gente consiga levar o evento para outras praias também”,  finalizou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support