Todos os anos, a Uern apoia o evento, incentivando à inclusão em todos os ambientes
Janeiro é sinônimo de férias, de verão, de praia e por que não também ser sinônimo de inclusão? É nesse intuito que acontecerá neste domingo, 25, mais uma edição do Festival A praia é para todos, na Praia do Ceará, em Tibau.
O evento, que conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), é voltado para pessoas com deficiência de Mossoró e de municípios circunvizinhos, e busca oferecer um dia de lazer, entretenimento e ações de inclusão no litoral.
Idealizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, o festival acontece desde 2019 e tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, ao proporcionar experiências únicas para quem, muitas vezes, nunca foi à praia. “A importância do Festival é que as pessoas com deficiência têm acesso ao mar e é um evento muito importante para todos, porque antes não tinha inclusão na praia. Hoje tem cadeiras anfíbias, tem vários esportes. É um dia de lazer muito especial para todos nós”, afirmou Francisca Moura, membro do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região.
A cada ano, o evento tem crescido em estrutura e em público. A expectativa para esta edição é que participem mais de 20 caravanas, totalizando cerca de 4 mil pessoas com deficiência. “O festival teve um crescimento avassalador e se tornou o maior das praias do Brasil, graças aos parceiros que acreditam no projeto”, disse Petras Vinicius, entusiasta da inclusão e um dos articuladores do evento.
A programação é bem diversificada e promete agitar o público com apresentação de bandas musicais, banho assistido com cadeiras anfíbias, espaço zen com massagens e práticas integrativas, espaço artístico e atividades recreativas. Tudo isso para mostrar que a praia pode e deve ser um lugar de alegria e de novas experiências também para as pessoas com deficiência. “É de emocionar. Quando termina uma edição, já perguntam quando será a próxima. A receptividade do público é gigante”, comentou Petras Vinicius.
A Uern, por entender sua missão de defender os direitos das pessoas com deficiência em todos os âmbitos sociais, reafirma a importância de ações como essa para o fortalecimento da inclusão. “Anualmente a Dain vem participando deste evento, juntamente com outros segmentos da Universidade, justamente por entendermos que a inclusão deve ocorrer em todos os ambientes. E o lazer não é diferente, o lazer é um pilar fundamental para a dignidade humana, assim como a saúde e a educação”, disse o Diretor em exercício da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain/Uern), Claudion Melo.
Ele destacou de que forma se dará a participação da Uern no evento. “Um ponto central do suporte é a viabilidade do transporte acessível, que garante o deslocamento seguro das pessoas com deficiência e de seus familiares até a Praia do Ceará. Além disso, há participação também de professores e estudantes, o que reafirma o papel social da Uern como uma Universidade socialmente referenciada”, enfatizou.
O evento está previsto para iniciar às 8h, e a programação se estenderá durante todo o dia. “Esperamos que o evento continue sendo um espaço potente para chamar a atenção da sociedade para o respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Entendemos que é um passo importante para a construção de uma realidade plenamente inclusiva e acessível para todos”, declarou o diretor em exercício.
Segundo Petras Vinicius, esse é o pontapé inicial de uma série de ações inclusivas que devem ocorrer ao longo de 2026. “A gente já começa o ano com energia grande para essa e outras ações que iremos desenvolver. A ideia, inclusive, é que a gente consiga levar o evento para outras praias também”, finalizou.
