Incentivo à doação de sangue abre programação do Carnaval Responsa

Texto: Adriana Morais

Dando início à programação Carnaval Responsa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), na próxima terça-feira, 6, será realizado o lançamento e o Dia D da Campanha Uern Sangue Bom. A proposta é incentivar a doação regular de sangue.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) estará com um micro-ônibus para levar servidores, que são ou desejam ser doadores, ao Hemocentro de Mossoró. O veículo sairá às 7h30 do Epílogo de Campos, e às 8h, do Campus Mossoró.

A Progep orienta os servidores lotados nos demais campi, e que desejam participar da iniciativa, a procurarem um banco de sangue próximo à sua residência, em seu respectivo município.

A campanha Uern Sangue Bom faz parte de um esforço contínuo da Uern em promover ações de responsabilidade social e contribuir para o bem-estar da comunidade. A proposta é fazer ações ao longo do ano para incentivar doações e ajudar a repor o estoque de sangue do Hemocentro Mossoró.

A Uern Sangue Bom integra a programação do Carnaval Responsa, que é uma campanha de conscientização para que os estudantes aproveitem o período carnavalesco com segurança e responsabilidade. Ao logo da programação, serão realizadas ações com dicas sobre o cuidado com a saúde através de hidratação com o corpo e a pele, sexo seguro e direção segura.

Nesse ano, a Progep também irá participar da programação, através do setor de qualidade de vida da DDPQV, incentivando os servidores a conscientização de suas ações para ter um Carnaval mais seguro.

Critérios para doação de sangue:

• Ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas;
  • Não estar fazendo uso de medicamentos que possam afetar a saúde;
  • Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
  • Não ter feito procedimento cirúrgico recentemente;
  • Tatuagem, piercing e pigmentação impossibilitam a doação por 12 meses;
  • Não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas;
  • Não estar exposto a situações de risco, como ter praticado ato sexual sem uso do preservativo ou ser usuário de drogas;
  • Endoscopia impossibilita a doação por 6 meses.