Inauguração do Social Lab marca novo capítulo na inovação universitária no RN

Na noite dessa quinta-feira, 22, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Sebrae, celebrou a inauguração do Social Lab. O evento, realizado no Bloco da Faculdade de Economia (Facem), em Mossoró, foi presidido pela reitora Cicilia Maia, e marcou um importante avanço no cenário da inovação e empreendedorismo social no estado.

O Social Lab surge como um espaço dedicado a estimular o empreendedorismo social e o desenvolvimento de negócios de impacto, com um foco especial no protagonismo jovem universitário. O projeto visa transformar ideias inovadoras em soluções concretas para desafios socioambientais, promovendo uma cultura de inovação e sustentabilidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A colaboração entre a Uern e o Sebrae, firmada em junho de 2024, reflete o compromisso de ambas as instituições com a promoção de negócios socialmente responsáveis. João Hélio, diretor do Sebrae, enfatizou que o Social Lab eleva a instituição, alinhando-se à missão das universidades de reduzir desigualdades sociais. “Nada melhor do que, neste espaço, podermos trabalhar negócios, pessoas e os compromissos que temos perante a sociedade,” afirmou João Hélio, destacando a singularidade do projeto, o primeiro do tipo no Brasil. Ele reconheceu a grande responsabilidade que vem com a iniciativa, uma vez que “os olhos estarão voltados para nós.”

Secretária adjunta de Estado da Saúde Pública, Leidiane Fernandes de Queiroz, representando a governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Uern, destacou a importância do Social Lab para os jovens, considerando-o como “a inovação da inovação”. Ela ressaltou que o projeto oferece uma oportunidade única para a juventude em uma era marcada pela inteligência artificial. “Valorizar o humano é um desafio”, comentou, enfatizando que o Rio Grande do Norte já é reconhecido como um estado líder em inovação e que o Social Lab só reforça essa posição de destaque nacional.

Durante seu discurso, a reitora Cicilia Maia reforçou a visão de futuro da Uern e o compromisso em criar um ambiente que inspire os estudantes a inovar. Ela expressou gratidão ao Sebrae pela parceria e destacou o Social Lab como um espaço de criação e estímulo. “Nós sonhamos e, quando sonhamos juntos, parece que o sonho ganha vida”, disse Cicilia, encorajando os estudantes a manterem o espírito de sonho e inovação. Segundo ela, o que a Universidade precisa, mais do que nunca, é de coragem para seguir em frente e alcançar novos patamares.

A inauguração do Social Lab marca um novo capítulo na história da Uern e do Rio Grande do Norte, sinalizando o início de uma jornada de inovação e desenvolvimento que promete beneficiar não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade. Com o compromisso de criar um futuro mais sustentável e inclusivo, o Social Lab se estabelece como um centro de referência para empreendedores e inovadores sociais.

Confira registros do evento neste link.