A noite de 2 de outubro marcou a inauguração oficial do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Mossoró, um equipamento cultural que promete revolucionar o cenário artístico da cidade. Fruto de uma parceria estratégica entre o Banco do Nordeste, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o centro já se destaca como um espaço de valorização das artes e da cultura local, com a Uern desempenhando um papel fundamental nos projetos futuros.
A cerimônia de inauguração contou com apresentações culturais, incluindo o espetáculo teatral “Ai, meu Deus!”, da companhia O Pessoal do Tarará, seguido por um show do grupo musical Choro Ingênuo, da Uern, que trouxe clássicos instrumentais de choro. A noite também foi marcada por uma apresentação da cantora Cabloca de Jurema, misturando ritmos como rap, samba, reggae e maracatu, e encerrada com a performance de Khrystal, cantora, compositora e atriz, que emocionou o público.
O projeto do CCBNB inclui uma vasta programação gratuita para todas as idades, com eventos planejados ao longo do ano em diversos espaços da cidade. Além de shows e espetáculos, o centro promoverá cursos e oficinas, com o objetivo de fomentar a inclusão cultural e a geração de renda por meio da arte. A participação ativa da Uern garante uma conexão direta entre a Universidade e a comunidade artística local, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novos talentos.
Jacqueline Medeiros, coordenadora de artes visuais no Centro Cultural Banco do Nordeste, ressaltou a importância dessa parceria: “Este é apenas o começo. A programação vai ser sistemática. Vamos fazer a programação na praça, em espaços parceiros, vai ter cursos e shows musicais também. Queria agradecer à Cicilia, em nome de todos que fazem a Uern, por ter visto que era um grande sonho que poderíamos construir juntos.”
A reitora da UERN, Cicilia Maia, destacou o valor desse novo espaço cultural para a cidade de Mossoró. “Eu tenho certeza de que nós, enquanto mossoroenses, vamos aproveitar muito o Centro Cultural para nossa cidade. O momento é de agradecimento. É muito importante ter isso numa cidade que é muito pujante. Nossa Universidade está muito feliz com essa parceria. A nossa Uern estará sempre de portas abertas para acolher uma demanda como essa”, disse.
O Centro Cultural Banco do Nordeste é uma iniciativa que coloca Mossoró no circuito cultural promovido pelo Banco do Nordeste, juntando-se a outros centros culturais da instituição em cidades como Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, e Sousa, na Paraíba. O equipamento cultural em Mossoró é visto como um marco na promoção da diversidade artística e na democratização do acesso à cultura, impactando diretamente a comunidade local e a região.