Implantação da pós-graduação na Uern completa 15 anos

A implantação de programas de pós-graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) completou 15 anos. Atualmente, existem 20 programas stricto sensu, sendo 22 cursos de mestrado e 04 de doutorado, nos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú e Caicó.

Os pioneiros foram o Programa de Pós-Graduação em Física (aprovado em 14 de fevereiro de 2007), o Programa de Pós-Graduação em Letras e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (21 de março de 2007). Os referidos programas foram propostos pela Uern e cadastrados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A pós-graduação stricto sensu encontra-se em processo de consolidação, destaca a professora Dra. Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

“Inclusive, com base no resultado da avaliação quadrienal da Capes 2017-2020 contamos com 25% dos nossos programas com conceito 5, 35% com nota 4 e 40% com nota 3. Com certeza, esses resultados são frutos da dedicação e empenho de todos e todas que, desde 2008, se empenharam na implantação e estruturação dos programas de pós-graduação”, destacou.

Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 e do Plano Institucional de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da Uern 2019-2026, a pós-graduação na Universidade ainda tem desafios a superar, como por exemplo, fortalecer os programas com notas 3 e 4; fomentar a inter(multi)disciplinaridade nos projetos de pesquisa; desenvolver pesquisas aplicadas à sociedade, com foco no desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população e comunidades e expansão da cooperação internacional.

Estimular a inovação e o empreendedorismo a partir das necessidades da sociedade e do setor produtivo e estabelecer um equilíbrio entre as dimensões quantitativas e qualitativas quanto à produção científica e à avaliação do programa de pós-graduação e dos próprios pesquisadores são outros desafios mencionados pela pró-reitora.

Pensando no futuro, a Uern trabalha com a expectativa de expandir os cursos de doutorado; Incentivar a criação de programas de pós-graduação profissionais vinculados aos setores produtivos locais e credenciamento institucional em programas de pós-graduação profissionais em rede em áreas estratégicas; e fortalecer o acompanhamento dos egressos e a política de autoavaliação.

A pró-reitora Ellany Gurgel acrescenta ainda como expectativa a ampliação da inclusão social no ensino da pós-graduação stricto sensu no âmbito da Uern; a viabilização de estratégias de financiamento às pesquisas através de recursos internos e externos; e estimular o desenvolvimento de pesquisas confluentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em tempos de negacionismo e de contestação da ciência, a importância de programas de pós-graduação atuantes no interior do país, defende a professora, sem dúvida, se faz imperativo por possibilitar o acesso à formação crítica e reflexiva e o desenvolvimento de pesquisas científicas de qualidade nos espaços onde os programas estão inseridos.

“Para tanto se faz necessário fortalecer a popularização da ciência, através da divulgação científica utilizando uma linguagem adequada à sociedade, para que a nossa comunidade compreenda os resultados práticos das pesquisas desenvolvidas na universidade”, complementa Ellany Gurgel.

Paralelamente

No mês de março, a Propeg realizará dois eventos que, entre outros objetivos, fortalecem a pós-graduação na Uern.

Entre os dias 06 e 08 de março, no Campus Mossoró, será realizada a primeira edição do Encontro Anual da Pós-Graduação (EAPG), um importante momento no calendário universitário, que favorecerá o encontro de todas as pessoas que fazem o cotidiano do ensino de pós-graduação da Instituição.

O objetivo do evento é discutir, a cada ano, entre professores, técnicos, discentes e gestores, os principais temas e questões que permeiam as políticas nacionais voltadas para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Uern.

No dia 15, também no Campus Mossoró, acontecerá o Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa (Enalab), com o objetivo de discutir estratégias para submissão de propostas de financiamento para agências de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Haverá lançamento de portfólios e oficinas.

Programas stricto sensu da Uern:

• Conceito 5:

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado)
Mestrado Profissional em Ensino de História (Mestrado)
Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (Mestrado e Doutorado)
Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (Mestrado e Doutorado)

• Conceito 4:

Programa de Pós-Graduação em Física (Mestrado e Doutorado)
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado)