II ERNAB quer ouvir narrativas dos homens do Campo em encontro de dezembro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove no período de 2 a 4 de dezembro, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiàrido (UFERSA), o II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas (ERNAB), que este ano discute – Povos do Campo: Memória, Saberes, Tradição, no Campus Central.

Segundo os organizadores, a abertura oficial do encontro acontecerá no dia 2 de dezembro, no Hotel Villa Oeste, a partir das 19h, com os trabalhos sendo retomados nos dias 3 a 4, no Campus Central da UERN. O evento traz na sua essência a perspectiva de ouvir as narrativas de sujeitos do campo que possuem suas histórias de vida marcadas pelo cheiro da terra, a dor e a alegria do trabalho, pela força dos movimentos sociais, pelo sentimento, pela pertença e pela identidade campesina.

A organização do II ERNAB explica que este ano, o encontro apresenta o campo como uma teia de significados tecida por homens e mulheres comuns, como um lugar diverso, dinâmico, vivo, com conflitos e conquistas pelos direitos de seus povos. É que é pertinente dar espaço e evocar as vozes protagonistas do campo para a vida acadêmica; valorizar os ensinamentos dos mestres da vida e da terra; reconhecer os saberes dos inúmeros alunos que vieram do campo; estabelecer o diálogo dos homens e mulheres imbuídos dos saberes e fazeres do/no campo. Perceber o campo como um lugar acolhedor, sustentável, diverso, inclusivo e que tem seu olhar para as tradições e para a cultura de seus povos.