...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

II Congresso Nacional Uern inicia programação e segue até sexta-feira

Com o tema “(Re)Conexões para a educação do amanhã”, o II Congresso Nacional Uern deu início na noite desta segunda-feira (20) à sua programação, que conta com conferências, oficinas, exibições de vídeos e salas temáticas, estendendo-se até a próxima sexta-feira (24).

Realizado de forma on-line, o evento conta com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas, de diferentes estados do País.

“O Congresso Nacional da Uern já pode se considerar extremamente promissor e em fase de consolidação em nível nacional. Já temos mais de duas mil inscrições, para nossas oficinas, salas temáticas e conferências. Isso mostra o quanto o primeiro congresso deixou expectativa e fez com que as pessoas se interessassem em vivenciar e abrilhantar as nossas discussões”, destacou a reitora em exercício da Universidade, professora Fátima Raquel, durante a abertura do evento.

O encontro, salientou a professora, conta com participantes de 12 estados, entre alunos, professores e pesquisadores. “Isso faz com que o nosso segundo congresso esteja, sim, na pauta de educadores de estudantes e interessados em discutir esse tema e conhecer um pouquinho da nossa universidade”, frisou.

Ainda durante a abertura do congresso, a coordenadora do encontro, a técnica-administrativa Emanuella Veras, também ressaltou a procura expressiva e o interesse por parte dos congressistas.

“O congresso foi um desafio, mas muito positivo. Nossas inscrições nas salas temáticas e conferências só aumentam. Já as oficinas ficaram todas lotadas antes do prazo, porque a procura foi muito grande. Isso nos engrandece, por saber que os congressistas estão em busca de conhecimento. E que bom que nossa instituição está conseguindo levar essas informações para todos”, destacou Emanuella.

Nesta edição, o congresso também faz uma homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire, patrono da Educação brasileira.

Além disso, o evento também conta com mostras de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de ações artísticas e culturais. As exibições serão feitas através do Curta Ciência, com estudantes e pesquisadores apresentando projetos em vídeos de três minutos de duração; e do Curta Arte, que reúne apresentações artísticas feitas pela comunidade acadêmica.

Educação híbrida

A abertura do evento foi marcada pela conferência “O ensino remoto para uma educação híbrida: Que lições aprendemos sobre a educação mediada pelas tecnologias digitais em rede?”, ministrada pelo professor Mariano Pimentel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). A mediação foi feita pela professora Mayra Ribeiro, da Faculdade de Educação (FE).

Ao longo da palestra, Mariano Pimentel discutiu uma série de questões relacionadas ao ensino remoto ou híbrido e às diferentes possibilidades de usos de ferramentas e metodologias nesse processo.

O professor fez alertas sobre os riscos ligados à precarização do ensino e às potencialidades das novas modalidades à disposição dos professores, além de debater pontos ligados à gamificação, redes e comunidades virtuais, interatividade e abordagens didático-pedagógicas.

A conferência completa pode ser assistida neste link.

A programação do evento e o link para inscrições podem ser acessadas na página do encontro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support