...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

II Assembleia Permanente do Clima do RN debate estratégias para o desenvolvimento sustentável

Com o auditório lotado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou a programação de abertura da II Assembleia Permanente do Clima do RN (ASCOP), Mudanças Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Justiça Ambiental. A programação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), na Uern Mossoró.

O evento reuniu representantes do Governo, Instituições de Ensino Superior (IES), instituições particulares, entidades sociais, sociedade civil, Organização Não-Governamentais (ONGs), povos originários do RN, professores pesquisadores, estudantes e a comunidade para debater questões relacionadas aos ODS, com ênfase nas mudanças climáticas. A proposta é discutir sugestões para implementar estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade, contribuindo com as autoridades públicas na busca coletiva das melhores soluções.

“É uma alegria muito grande, enquanto Universidade, estarmos sediando esse importante evento, onde, juntos com outras instituições e entidades, estamos debatendo com a sociedade pautas importantes sobre o desenvolvimento sustentável de nosso planeta”, declara a reitora da Uern, Cicília Maia.

A reitora destaca que é preciso trazer a discussão dos ODSs, da Agenda 2030, para toda a comunidade e convidar a todos para que possam executar ações sustentáveis. “A gente não pode, de forma alguma, terceirizar essa responsabilidade. A participação de cada um e cada uma é fundamental para essa mudança de comportamento e para contribuir com a construção de um mudo mais sustentável”, enfatiza.

A representante dos povos originários do Rio Grande do Norte, Lúcia Paiacu Tabajara, também chamou a atenção para o envolvimento de todos com o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos ambientes. “Temos que nos unir para reflorestar o nosso Estado e colaborar com ações sustentáveis para preservar as nossas riquezas naturais”, declara.

O coordenador de Meio Ambiente e Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Robson Henrique Pinto, representando o Governo do Estado, destacou a importância do debate. “A Assembleia Permanente do Clima é um momento importante para discutirmos questões relacionadas ao meio ambiente. É fundamental o envolvimento de todos”, declara.

Para a estudante Ana Cláudia, do segundo período do curso de Gestão Ambiental da Uern, a ASCOP, além de ser um importante momento de debate, é um espaço de muito aprendizado. “Podemos trocar experiências, ver discussões práticas sobre questões relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável”, afirma a estudante.

A programação de abertura contou ainda com a presença de representantes das Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), que estão junto com a Uern na organização do evento.

Durante a manhã desta quinta-feira, foram realizadas duas mesas redondas sobre “Alimento, saúde, igualdade: caminhos para a erradicação da pobreza (ODS 1, ODS 2, ODS 3 e ODS 10)”, com Luana Clementino (Aprofam), Lúcia Paiacu Tabajara, representante dos povos originários do RN; Lazaro Fabrício (Ufersa) e Rafael Soares (Uern); e sobre “Educação, igualdade de gênero e paz: caminhos para um RN melhor (ODS 4, ODS 5 e ODS 16), com a reitora da Uern, Cicília Maia; Suamy Soares (Uern); e Joana D’arc dos Santos, professora CEEP Francisco de Assis.

O espaço contou ainda com distribuição de mudas nativas e frutíferas e exposição de atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidas por Departamentos, setores e servidores.

“Todos os encontros da Assembleia Permanente do Clima são preparativos para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, em 2025”, revela Gutemberg Dias, professor da Uern e um dos organizadores do evento.

Durante a II ASCOP, a organização receberá as ideias e propostas dos participantes para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após o evento, a comissão organizará uma carta com as propostas e ideias apresentadas.

PROGRAMAÇÃO

A programação segue nesta terça-feira, 7, ao longo do dia, no auditório da Fafic, Uern Mossoró. No período da tarde serão realizadas outras duas mesas temáticas: a Mesa Temática 3: Água para beber, trabalho para sanear, energia para viver e consumo responsável já (ODS 6, ODS 7 e ODS 12) e a Mesa Temática 4: Emprego digno, desenvolvimento industrial e parcerias em prol das metas (ODS 8, ODS 9 e OSD 17).

Já no turno da noite, a partir das 19h, terá a mesa temática 5: Mudanças climáticas, biodiversidade e justiça ambiental: estratégias e caminhos necessários (ODS 11, ODS 13, ODS 14 e ODS 15). A atividade contará com a presença do professor Robson Fernandes (Uern), Raimundo Alberto Costa Queiroz, representante OAB e membro da comissão de Meio Ambiente; Josefa Avelino, da Acrevi Mossoró; Jonnatan Victor da Cunha, coordenador de negros e negras do DCE, e a professora Ana Luiza Bezerra (Uern).

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, a programação segue na Ufersa, a partir das 7h. O evento contará com distribuição de mudas nativas e frutíferas no setor de mudas da Ufersa, a Mesa de Abertura, palestra sobre “Diálogos sobre mudanças climáticas”, apresentação dos projetos e ações do setor de mudas da Ufersa, a apresentação do setor de mudas e dos projetos desenvolvidos na área ambiental e visita Técnica ao setor de mudas. O encerramento da programação contará com o Plantio de árvores com moradores do Bairro Planalto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support