I Simpósio de Estágios Obrigatórios da UERN é aberto com palestra on line

Foi realizada na tarde desta terça-feira, a abertura do I Simpósio de Estágios Obrigatórios da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SEO/UERN) que teve como palestrante o Professor Emerton Duarte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A pró-reitora de ensino de graduação Fernanda Abreu destacou o planejamento para a realização do evento. “Esse evento tem sido pensado há bastante tempo, mais de um ano e meio. Sempre será desafiador sair da teoria e realizar atividades concretas para a comunidade”, frisou. “Somos responsáveis por criar pontes e a gente só pode se sentir honrado com esse evento que proporciona a importância da nossa universidade”, complementou.

A reitora Cicilia Maia elogiou o esforço para a organização do evento e explicou a necessidade de ele ser virtual. “Um agradecimento especial a PROEG e mais especial ao Departamento de Estágios Obrigatórios pelo esforço e dedicação para a realização deste evento de forma virtual para a gente atender todos os nossos campi e isso é importante que a gente mencione aqui porque queremos conhecer a experiência de todas as unidades acadêmicas”, destacou.

Cicília ainda lembrou o tema do SEO que é “Vivências e Práticas do Estágio Obrigatório”. “Este tema não poderia ser mais apropriado porque o estágio obrigatório é fundamental para a formação dos nossos estudantes e estamos buscando cada vez mais para que esse caminho seja fortalecido”, declarou.

O professor Alcivan Nunes, chefe do Departamento de Estágios Obrigatório da Proeg disse que o evento avança em relação aos fóruns que de debruçam sobre as questões do ensino e do bacharelado e da licenciatura. “Nós identificando que nas discussões destes fóruns tem muita riqueza de detalhes nos relatórios de estágio que os coordenadores nos enviam. Havia a necessidade de colocarmos em evidência as potencialidades da nossa universidade”, declarou.

Ele disse ainda que os resultados dos estágios vão além das estruturas da UERN. “O potencial e o fazer dos supervisores, dos coordenadores e dos alunos extrapolam essas condições”, avaliou.

O professor Emerton, que coordenador o setor de estágios em biomedicina da UFRN por 18 anos, contou a experiência dele neste trabalho. “Era um curso que estava no início e surgiram muitos problemas em relação aos estágios”, relatou.

Ele contou sobre a experiência em estágios em diversos países comparando com as vivências, regulamentos e a existência ou não de remuneração.

O professor disse que no Brasil depende das áreas. Na saúde raramente o estágio é remunerado enquanto que nas engenharias é comum o pagamento. Já no direito há grande oferta de vagas e ambientes variados.

Emerton explicou que a grande dificuldade nos estágios é recrutar professores. “Tem que recrutar o professor que tem perfil para essa vaga e saber se ele aceita orientar estudante no estágio para poder cadastrar. Isso tem sido um desafio porque as atividades de orientação de estágio não substituem as atividades de sala. Além das atividades em sala de aula continuarem, essa atividade de orientação demanda uma série de responsabilidades”, disse.