I Simpósio de Pesquisa e Extensão do Programa do PPCL apresenta resultados da extensão na pós-graduação

Nos dias 28 e 29 de abril, sempre das 19h às 22h, será realizado I Seminário de Pesquisa e Extensão do PPCL: Diretrizes da CAPES e resultados qualitativos, no auditório do Hotel Vila Oeste. A atividade conta com uma programação que integra os resultados institucionais das atividades de pesquisa e extensão integradas do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPCL/Uern).

Com apresentações híbridas, que integram o formato de Seminário acadêmico e a exibição de Teatro Musical, o evento ilustra os resultados decorrentes das ações do Projeto “Fala, Barroco”, coordenado pela professora Leila Tabosa, ao longo de uma década de atividade na extensão universitária da UERN, demonstrando seus impactos nas atividades de pós-graduação.

No primeiro dia, 28 de abril, o cerimonial de abertura será às 19h, seguido pelo espetáculo Gal, o rolê estratosférico. Com roteiro do egresso do PPCL, Isaías Medeiros, juntamente assinado por Lucas Freire e Yasmin Oliveira; direção geral de Leila Tabosa e Lucas Freire; direção musical e produção de Laysa Santiago; e a participação de cantoras, artistas das músicas e corpo de baile do grupo Fala, Barroco, o espetáculo encena a trajetória artística e biográfica da cantora Gal Costa, a partir do encadeamento das canções que ela interpreta ao longo de sua vida.

No segundo dia, 29 de abril, ocorrerão as apresentações dos resultados de pesquisas vinculadas à extensão do PPCL, com a participação da mestranda Hiarla Rodrigues e do egresso Isaías Medeiros, que defendeu, em meados de março de 2024, sua dissertação sobre o “Barroco/neobarroco na obra de Frida Kahlo”. Haverá também a apresentação das diretrizes do primeiro institucionalizado diretamente na pós-graduação pelo PPCL, o GenI – ações em Gênero e Interseccionalidade, Projeto coordenado pela poeta e professora Daiany Dantas.

A professora Leila Tabosa destaca que “a extensão como atividade-fim na Pós-graduação já é uma realidade no PPCL, mesmo antes da normativa da CAPES de 10/2023. Este evento versará sobre a Pesquisa na Extensão em nível de Pós-graduação em suas normativas mais atuais e sobre os dados qualitativos que o PPCL, pioneiro, tem para apresentar”, diz.

Cabe destacar que o evento foi custeado pelo Auxílio AUXPE nº 1210/2023, do processo nº 88881.846840/2023-01, de competência da CAPES.