Hospital da Mulher inaugura Sala Lilás para atendimento a vítimas de violência

O acolhimento às vítimas de violência sexual no Rio Grande do Norte envolve uma série de medidas para oferecer proteção, assistência médica, psicológica e social às pessoas vítimas deste tipo de violência. Pensando em ofertar um atendimento integral e especializado para este público, será inaugurada nesta quarta-feira, 29, às 9h, a Sala Lilás Profª. Roberta Cláudia, no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, administrado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A solenidade de inauguração contará com representantes do Governo do Estado, das Redes de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado às vítimas de violência, do Hospital da Mulher e da Uern. Além da presença de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, e de entidades da sociedade civil organizada.

A Sala Lilás é um espaço exclusivo e diferenciado, com atendimento prioritário, destinado a mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência. A implementação da sala visa contribuir para que as vítimas se sintam mais à vontade e seguras para relatar o ocorrido e buscar ajuda, além de evitar a revitimização e a exposição desnecessária em ambientes comuns de atendimento.

Além do atendimento especializado, o espaço contará com a realização de ações educativas, de prevenção e de capacitação para a população em geral e para os profissionais de saúde e assistência social, visando conscientizar sobre a importância da denúncia e do enfrentamento à violência contra uma mulher.

Para a diretora de gestão acadêmica do Hospital da Mulher, Hosana Mirelle, a implantação de mais um espaço para acolhimento é de extrema importância para garantir adequado às vítimas de violência doméstica e sexual, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para que essas pessoas possam receber atendimento multiprofissional adequado.

O Rio Grande do Norte possui uma rede de atendimento e proteção às vítimas de violência sexual, que inclui medidas de assistência médica, psicológica e social, além de canais de denúncia e orientação. É importante que as vítimas denunciem e busquem ajuda o mais rápido possível para garantir sua proteção e a responsabilização dos agressores.

Professora Roberta Cláudia

A escolha do nome para a Sala Lilás é em memória a professora da Uern, Roberta Cláudia, que foi assassinada pelo ex-marido Joab Antônio da Silva, na madrugada de 24 de outubro de 2003. Após ser espancada, então grávida de 5 meses, ela foi atirada do terceiro andar do apartamento onde o casal morava.