Hospital da Mulher inaugura Centro de Estudos e auditório

Programado para ter seu funcionamento implantado de forma escalonada, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia cumpriu mais uma etapa ao inaugurar, na manhã de hoje, 17, o Centro de Estudos e Auditório Maria Gomes de Oliveira. O acontecimento integra a programação de aniversário de um ano do equipamento público estadual de saúde, do qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é parceira na gestão acadêmica.

Os setores inaugurados hoje levam o nome de Maria Gomes de Oliveira, uma das criadoras da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (Furrn), atual Uern, sendo a primeira reitora mulher de uma universidade pública do Brasil (1973-1977). Nascida em Apodi, Maria Gomes cursou Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e destacou-se ainda como uma das fundadoras do Sesi, do Senai e da Faculdade de Serviço Social (Fasso) da Uern.

No evento de hoje, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) fez a entrega do selo “SUS aqui se ensina”, cujo objetivo é certificar instituições que possuem práticas da educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

A diretora geral do Hospital, Elenimar Costa Bezerra, lembra que os serviços estão sendo implementados paulatinamente e faz uma avaliação positiva desses primeiros meses de funcionamento.

“Nós implantamos a primeira etapa, que era a parte ambulatorial, cumprindo um papel muito importante para essa macrorregião, que era trazer assistência às mulheres em relação ao pré-natal de alto risco e a assistência ginecológica, com atenção especializada, num vazio assistencial que tem como consequência a morte de muitas mulheres”, comentou.

Para Avania Dias de Almeida, coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sesap, a unidade hospitalar nasceu como uma necessidade de acordo com os indicadores da região que apontam as necessidades de serviço especializados como os que estão sendo implementados.

“A gente sonha com esse Hospital funcionando integralmente, com os partos acontecendo, com a realidade e a situação de saúde mudando, melhorando para a região, e que será uma grande referência para o Brasil e para outros países”, destacou.

Rayane Larissa Santos de Araújo Monteiro, coordenadora de Atenção à Saúde da Sesap, ressalta que o Hospital, desde o seu início, abriu as portas para acolher a comunidade e contribuir na formação dos profissionais de saúde.

“A gente tem aqui o que tem em poucos espaços do sistema de saúde, que são profissionais, trabalhadores da saúde muito imbuídos do seu propósito institucional, do que é o seu papel, com a clareza muito grande do que esse Hospital tem a contribuir com a rede materno infantil, do que ele tem a contribuir com essa macrorregião do estado”, enalteceu.

Para o reitor em exercício da Uern, professor Chico Dantas, a ocasião é motivo de comemoração por um ano de funcionamento prestando serviços de qualidade a toda uma região.

“A gente sabe que o Hospital está ocupando o seu espaço e entrando em funcionamento em etapas. Para nós da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é uma imensa satisfação contribuir para o seu fortalecimento, principalmente na gestão acadêmica.

Centro de Estudos

É um complexo localizado no subsolo do Hospital, reunindo vários ambientes, tanto salas de simulações com simuladores realísticos, como também peças para treinamentos, auditório, biblioteca, salas de reuniões, salas das coordenações e dormitórios para plantonistas.

A diretora de gestão acadêmica hospitalar, Hosana Mirelle, explica que o espaço foi pensado para que os(as) alunos(as) possam vivenciar suas práticas antes de se formarem e também para os profissionais treinarem as suas habilidades nesse setor.

“É um setor, realmente, de ensino, voltado para o ensino. Desde o início, o Hospital da Mulher foi pensado como um hospital de ensino e esse Centro de Estudos fortalece esse papel. Além da Uern, outras instituições também podem utilizar o espaço. É um ganho imenso, porque nós não tínhamos esses avanços tecnológicos, nós não tínhamos essa disponibilidade desses simuladores realísticos dentro da Universidade. E agora nós temos livre acesso a essas tecnologias dentro do hospital, que é como se fosse uma extensão do campus da Uern dentro do Hospital da Mulher”, detalha.

Programação
Celebrando a data de um ano de atividades, o Hospital da Mulher realiza, até sexta-feira, 19, mesas redondas, café musical, mostra científica, cerimônia de implantação do Colegiado Gestor Ampliado, exposição fotográfica, entre outras atividades. Confira a programação completa no perfil @hospitaldamulhermossoro no Instagram.