Hospital da Mulher amplia campos de estágio com abertura da ala pediátrica e avança em novos serviços

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia abriu no último sábado, 10 de agosto, a ala pediátrica com oferta de 17 leitos de internação. Os atendimentos nos prontos-socorros pediátrico e ginecológico e as enfermarias ginecológica e obstétrica iniciam nesta semana, totalizando 38 leitos. O Centro cirúrgico começou a funcionar e já está atendendo urgências e emergências.

Com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Hospital da Mulher tem perfil de hospital escola e auxilia na qualificação de novos profissionais. Uma reunião com as Instituições de Ensino Superior (IES) será realizada na próxima semana, no dia 20 de agosto, conduzida pela diretora de gestão acadêmica do Hospital, a enfermeira e técnica da Uern, Dra. Hosana Mirelle, para apresentar os novos campos de estágio.

Os próximos passos do plano de expansão da unidade hospitalar incluem o início das cirurgias eletivas, os partos e a instalação do tomógrafo da unidade. “Cada entrega de um novo serviço do Hospital da Mulher é feita com qualidade para a população. Um hospital de referência e nós que fazemos a Uern seguiremos com essa parceria cada vez mais forte”, comentou a reitora Cicília Maia.

A estrutura com novos leitos de internação e procedimentos foi visitada pela governadora Fátima Bezerra no último sábado: “O Hospital da Mulher cada dia mais vai cumprindo o papel para o qual foi planejado e construído, ampliando seu serviço para as mulheres, mães e crianças”, afirmou a governadora, chegando a se emocionar em alguns momentos ao lembrar de sua mãe, dona Luzia, que por muitos anos trabalhou como parteira.

“Essa ala pediátrica ficará incorporada aos serviços do Hospital da Mulher oficialmente. Assim avançamos mais um passo na missão da unidade”, comentou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.

A secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho, destacou que para a inauguração dos leitos e do pronto-socorro, a Sesap realizou a estruturação de áreas como a lavanderia, central de materiais e sala de raio-x, além da convocação de mais de 200 servidores efetivos e temporários e a contratação de plantões médicos.

Outro setor essencial é o atendimento ambulatorial, que já atendeu mais de 11 mil pacientes de Mossoró e municípios vizinhos. Entre mais de trinta tipos de atendimentos se destacam: Pré-natal de alto risco, ultrassonografia obstétrica, cardiotocografia anteparto, pré-natal coletivo, mastologia, mamografia, ginecologia, patologia cervical/colposcopia, densitometria óssea, histeroscopia, reprodução assistida, inserção de Diu, cardiopediatria, frenotomia, dentre outros.

Integração entre ensino e prática – Número de estudantes deve duplicar com a expansão dos atendimentos

Atualmente, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia acolhe uma diversidade de estudantes de várias Instituições de Ensino Superior. Da Uern, são mais de 200, sendo a maioria dos cursos de Enfermagem e Medicina, mas também há estudantes de Serviço Social, Gestão Ambiental e Ciência da Computação.

Além da graduação, a Uern conta com 47 residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Família e Comunidade, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, e Residência em Medicina da Família e Comunidade.

Outras instituições de ensino superior (IES), como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene), a Universidade Católica do Rio Grande do Norte (UniCatólica), e a Uninassau, também têm estudantes atuando no Hospital.

A gestão acadêmica da Uern também apoia ações necessárias para a estruturação e oferta de novos recursos diagnósticos e terapêuticos à população, trabalhando na expansão da carteira de serviços do hospital, com o objetivo de fortalecer a integração ensino-serviço e melhorar a formação na graduação e nas residências em saúde.

CENTRO DE ESTUDOS – Localizado no subsolo do Hospital e inaugurado em janeiro deste ano, o Centro de Estudos e Auditório Maria Gomes, uma homenagem à primeira reitora da Uern, reúne vários ambientes, tanto salas de simulações com simuladores realísticos, como também peças para treinamentos, auditório, biblioteca, salas de reuniões, salas das coordenações e dormitórios para plantonistas.

A diretora de gestão acadêmica, Hosana Mirelle, explica que o espaço foi pensado para que os(as) alunos(as) possam vivenciar suas práticas antes de se formarem e também para os profissionais treinarem as suas habilidades nesse setor.

“É um setor voltado para o ensino. Desde o início, o Hospital da Mulher foi pensado como um hospital de ensino e esse Centro de Estudos fortalece esse papel. Além da Uern, outras instituições também utilizam o espaço”, concluiu Hosana.