Grupo de Teatro Baobá é selecionado para compor a programação Natal em Natal

O Grupo de Teatro Baobá, vinculado à Educa Escola de Extensão da Universidade do Estado do Grande do Norte (Uern), da Pró-Reitoria de Extensão, é selecionado através do edital nº 022/2023 – Apoio Financeiro para Realização de Espetáculo de Teatro Infantil de Forma Presencial na Cidade do Natal-RN e irá compor a programação do “Natal em Natal”. Entre as 24 propostas submetidas, o Baobá foi um dos seis selecionados para receber apoio financeiro e contar com estrutura de som e luz.

O trabalho escolhido para integrar o evento foi “A Caligrafia de Dona Sofia”. Inspirado na obra de André Neves, o espetáculo narra a história de uma professora aposentada, Dona Sofia, que, apaixonada pela poesia, decide preencher sua casa com versos, poesias e textos poéticos. Quando se vê sem espaço, ela embarca em uma missão de escrever cartas com poesias dos mais diversos autores do mundo, contando com a ajuda de seu amigo, o carteiro Seu Ananias.

Contudo, a trama se complica quando Dona Sofia e Seu Ananias percebem que a comunidade local, especialmente os mais jovens, perdeu o interesse pela leitura e poesia. A sobrinha de Dona Sofia, Britney, uma típica adolescente influenciada pelas redes sociais, torna-se o reflexo desse desinteresse. Diante dessa realidade, Sofia e seu amigo precisam encontrar novas estratégias para despertar o interesse pela leitura e poesia na comunidade.

Denilson David, responsável pela direção e adaptação cênica da obra, destaca que o espetáculo é uma forma de compartilhar com o público a brilhante obra de André Neves e, ao mesmo tempo, incentivar as crianças ao prazer da leitura e do teatro, de maneira leve e afetiva.

Ester Paiva, atriz do Baobá que interpreta Dona Sofia, ressalta a importância do incentivo à leitura desde a infância. Segundo ela, “A Caligrafia de Dona Sofia” proporciona esse estímulo por meio de personagens divertidos e da protagonista que compartilha suas poesias com o mundo quando as paredes de sua casa não são mais suficientes.

A apresentação está programada para o mês de dezembro, com data e local ainda a serem definidos, prometendo encantar o público de todas as idades com uma encenação que une teatro e poesia de forma dinâmica, afetiva e singela.