...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupo de Teatro Baobá da Uern estreia novo espetáculo baseado na obra de Ariano Suassuna

O Grupo de Teatro Baobá vai estrear o espetáculo A Farsa da Boa Preguiça, uma adaptação da obra de Ariano Suassuna, em duas apresentações, nos dias 11 e 12 de abril, às 19h, no Complexo Cultural da Uern, na zona Norte de Natal. Os ingressos a preço popular (R$ 20) já estão disponíveis na plataforma Sympla.

A peça narra as desventuras do poeta popular Joaquim Simão. Casado com a bela Nevinha, Joaquim é um homem feliz, mas enfrenta três grandes fraquezas: a preguiça, a poesia e o amor por outras mulheres. Enquanto Nevinha tenta motivar o marido a trabalhar, os dois se veem cercados por figuras excêntricas, santos e demônios. Entre elas, estão Aderaldo, que tenta conquistar a fiel Nevinha, e Clarabela, que busca seduzir Joaquim. Com humor, irreverência e elementos da cultura popular, a montagem reflete sobre os dilemas cotidianos com a marca inconfundível do teatro de Suassuna.

“A Farsa da Boa Preguiça representa, para o Baobá, uma verdadeira evolução. O grupo nasceu com a montagem de O Santo e a Porca, também de Ariano Suassuna, e agora, sete anos depois, encerramos esse ciclo para dar continuidade à obra desse mesmo autor. Desta vez, com mais maturidade e uma cena muito mais rica — com o uso de instrumentos musicais, máscaras, canto e outros elementos expressivos. Acredito que A Farsa simboliza, de certa forma, um novo ciclo que se inicia com mais força e identidade”, destaca o ator Uriel, integrante do elenco, sobre a importância simbólica da montagem.

Para o diretor do espetáculo, Denilson David, montar A Farsa da Boa Preguiça é mais do que um desafio artístico, é um tributo à cultura popular nordestina. “O espetáculo marca um importante amadurecimento do Grupo Baobá. Este é o nosso sexto trabalho, e cada montagem representa uma nova etapa de crescimento. Desta vez, nosso elenco se desafia ainda mais: além das atuações, incorporamos músicas autorais, canto e instrumentos tocados em cena”, revela.

Segundo o diretor, a obra de Suassuna, ao mesmo tempo simples e sofisticada, convida o público a refletir sobre as contradições humanas, misturando o sagrado e o profano, o riso e a crítica social. “Levá-la ao palco, especialmente em um projeto realizado com tanto afeto e entrega, é reafirmar que o teatro nascido nas periferias pode e deve ser grandioso, potente e profundamente transformador”, completa.

Com essa nova montagem, a Uern e o Grupo Baobá reafirmam compromisso com o teatro feito nas periferias de Natal, promovendo arte, formação e identidade por meio de espetáculos que encantam e fazem pensar.

Sobre o Grupo de Teatro Baobá

Vinculado à Escola de Extensão da Uern (EdUCA),  o Grupo de Teatro Baobá foi fundado em 2018, sob a coordenação de Denilson David. Composto por 13 membros, na maioria oriundos de cursos de formação teatral da EdUCA, o grupo inclui estudantes da UFRN e IFRN. Entre os trabalhos já apresentados estão “Lisbela e o Prisioneiro” (2022), “A Caligrafia de Dona Sofia” (2021) e “O Santo e a Porca” (2018). Outras produções destacadas incluem “Auto de Natal – A Reinvenção do Mundo” (2023) e “Auto de Natal no Reino de Pindorama” (2019-2021).

De 2020 a 2024, o grupo conquistou cerca de 30 aprovações em projetos culturais, como a publicação do espetáculo “Auto de Natal no Reino de Pindorama” e a “Oficina de Teatro para a Maturidade”, patrocinada pela Funarte. Hoje, o Grupo de Teatro Baobá dedica-se tanto à formação de novos talentos quanto à circulação de seu repertório e à criação de obras autorais.

 

SERVIÇO:

A Farsa da Boa Preguiça  – Baseado na obra de Ariano Suassuna

11 e 12 de abril , às 19h,  no Complexo Cultual da Uern (Av. Dr. João Medeiros Filho,nº 3419);
Ingressos a valores populares: R$ 20,00

Vendas: Sympla

Classificação Etária: 10 anos

Ficha Técnica

Texto: Ariano Suassuna

Direção e Dramaturgismo: Denilson David

Elenco: Antonio Lucas, Elias Júnior, Ester Paiva, Helouise Madalena, JC Júnior, Jadna Noronha, Juci Ribeiro, Lucas Lopes e Uriel Diogo

Assistente de Direção: JC Júnior

Direção musical: Rafaela Brito e Uriel Diogo

Colaboração dos Arranjos e Trilhas Originais: Elias Júnior, JC Júnior, Jadna Noronha e Uriel Diogo

Desenho de Luz:Uriel Diogo

Operador de Luz: Denilson David

Consultor de Luz: Nando Galdino

Figurinos: Juci Ribeiro

Costuras: Edna Bezerra

Maquiagem: David Fonseca

Penteados: Lucas Lopes

Cenário: Ester Paiva

Operador de Som e Cenotécnico: Nando Galdino

Coordenação Geral de Produção: Denilson David

Produção: Italo Felipe e Rosivane Gomes

Equipe de Arte: Irene van den Berg, Josineide Araújo, Rosivane Gomes,  Luci Ribeiro

Identidade Visual: David Fonseca

Assessoria de comunicação: Ilana Albuquerque

 

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support