Grupo de Dança da Escola de Extensão da Uern estreia novo espetáculo neste sábado (20), em Natal

O Cinese, grupo de dança da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), estreia o espetáculo cênico “Me chame pelo meu nome”, neste sábado (20), às 19h, no Espaço A3, no bairro da Ribeira, em Natal.

“Essa obra é o grito dos corpos que se opõem a viver padrões impostos pela mídia e pela sociedade, que impõem para mulher ser “bela, recatada e do lar”, e que dizem que viver bem é seguir tendências estéticas. Os discursos em movimentos apresentados nessa obra partem da experiência dos intérpretes que vivenciaram bullying, discursos de preconceito, racismo e discriminação de gênero no decorrer de  vidas deles e delas”, define o diretor e coreógrafo do espetáculo, André Rosa.

O Cinese foi criado em 2018, pelo coreógrafo e mestre em Artes Cênicas Juarez Moriz, sob a coordenação da Escola de Extensão da UERN (EdUCA). O grupo é composto por alunos oriundos das aulas de dança contemporânea oferecidas pela EdUCA e acumula um histórico de participações em eventos nacionais e internacionais, com obras cênicas e videodanças. Em 2020, foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc, com o projeto audiovisual “Pixel”. Ainda em 2020, o Cinese participou pela primeira vez de um festival internacional, com a videodança “Habitar”, no Festivales En Red – Bolívia. Em 2021, ganhou dois prêmios no Festival de Dança For All no Rio Grande do Norte. Em 2022, foi convidado para dançar em Recife/PE, no Festival Cena CumpliCidades.

“É com muita alegria que vamos estrear o espetáculo cênico “Me chame pelo meu nome”. Como diretor artístico do Cinese, busquei trazer uma diversidade de movimentos, partindo das experiências sociais dos intérpretes. Essa obra é fruto do trabalho colaborativo de todos os artistas envolvidos”, reforça André Rosa.

“Saber que o grupo Cinese teve sua origem no seio da EdUCA-UERN, por meio das atividades aqui ofertadas nos alegra muito, pois temos a certeza de que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com as ações de extensão que desenvolve, está contribuindo para a formação artística de jovens e de adultos da zona Norte de Natal”, ressalta a chefe do Departamento de Gestão de Cursos da EdUCA, Andréa Jane.

O Espaço A3 fica na rua Frei Miguelinho, 99, na Ribeira , zona Leste de Natal. O espetáculo “Me chame pelo meu nome” tem assistência coreográfica de Margoth Lima, voz poética e artística de Jennify C., e iluminação de Vinícius Fortunato.