Grupo de dança contemporânea Cinese, da EdUCA, conquista três editais

Em setembro de 2024, O Cinese, grupo de dança contemporânea vinculado à Escola de Extensão da Uern (EdUCA), conseguiu aprovação em três editais. Um dos editais foi o do Festival Casa Tomada (Festival Internacional de Arte), com apresentação do espetáculo “Me Chame pelo meu nome”, que aconteceu no dia 19 de setembro, no palco do Teatro Alberto Maranhão.

Os outros dois editais foram da Política Nacional Aldir Blanc-PNAB, com “Circulação e projetos de multimídias”, projeto que tem como objetivo fazer circular em duas escolas públicas da zona Norte o espetáculo “Me Chame Pelo Meu Nome” e debater com os alunos sobre a criação em dança contemporânea.
A outra proposta aprovada é um projeto de mídia que diz respeito à realização da “Videodança Documentário: Ciranda ao Luar”. A videodança será gravada em uma reserva indígena na zona Norte de Natal (GAMBOA) e contará a história de quatro mulheres que dançam para a natureza. O documentário terá trilha sonora da produtora musical Larissa Paraguasú e fotografia de Cynthia Campos.

“Estou muito feliz pelas conquistas do Cinese. O grupo hoje está nos grandes festivais da cidade, e os bailarinos vêm se destacando na cena contemporânea pela qualidade técnica, estética e dramatúrgica de seus corpos. Dessa forma, acredito que esses dois editais da PNAB chegaram em um momento maravilhoso para o Cinese, que irá mostrar a alunos de escolas públicas a poesia da dança contemporânea. E também, voltaremos à circulação de festivais de videodança com a “Videodança Documentário: Ciranda ao Luar”, comemorou André Rosa, diretor artístico do Cinese.

Vale destacar que o Cinese já participou e ganhou prêmios por trabalhos em videodança nos anos de 2021 e 2022, com a videodança “PIXEL”.