Grande público participa da abertura da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN em Natal

Oito escolas públicas de ensino médio participaram da programação do primeiro dia da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, que começou nessa segunda-feira (8), no Campus de Natal (CaN). O evento segue nesta terça-feira (9).

A UERN descentralizou a programação do IV Salão e XI Colóquio de Extensão para fazer de forma itinerante em seus campi, até o dia 26, com o tema “Ciência para redução da desigualdade”. A realização é da PROPEG e PROEX, com coordenações locais em cada Campus.

No painel de abertura da Semana, o Prof. Dr. Rogério Emiliano Guedes Alcoforado (do curso de Direito do Campus de Natal da UERN), a Profª. Dra. Zoraide Souza Pessoa (do Departamento de Políticas Públicas da UFRN) e a Profª. Dra. Gerda Lúcia Pinheiro Camelo (do IFRN), com mediação do Prof. Me. Waldney de Souza Rodrigues Costa (do curso de Ciências da Religião do Campus de Natal), diante de um bom público de alunos da UERN e de escolas públicas da zona Norte, debateram sobre “Ciência para redução da desigualdade”.

O diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas, e a coordenadora da Semana no CaN, professora Tatiana Moritz, participaram da mesa de abertura e festejaram a descentralização da programação da Semana.

O professor Chico Dantas ressaltou que esta é mais uma oportunidade de trazer para dentro da UERN alunos de ensino médio e apresentar os cursos de graduação e atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na zona Norte da capital.

A professora Tatiana Moritz também espera que a descentralização continue e acredita que a participação da comunidade acadêmica deve aumentar nos próximos anos.

Foram convidadas a participar da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, em Natal, 36 escolas públicas da zona Norte, cada uma com 60 alunos de ensino médio, o que totaliza um público potencial de mais de dois mil estudantes de 14 a 18 anos.

Com isso, o CaN aproveitou a oportunidade para realizar a mostra “Um Dia no Campus”, evento no qual abre as portas para estudantes de ensino médio e apresenta seus cursos, explicando quais conhecimentos podem ser adquiridos, que profissionais são formados e o mercado de trabalho de cada um.

Neste segundo dia de evento, a programação começou com sessões temáticas, para apresentação de trabalhos de iniciação científica. Ainda pela manhã, quatro escolas e alunos da Fundação Bradesco visitaram o Campus de Natal e conheceram o prédio que abrigará os cursos da UERN na capital.

À tarde, além das oficinas e do Colóquio de Extensão, o CaN está sediando o Fórum de Iniciação Científica da Educação Básica, com professores de diversas Instituições de Ensino Superior, que coordenam atividades para fomentar a ciência entre crianças.

À noite, apresentações culturais marcarão o encerramento do evento no CaN. As escolas visitantes farão o Tour do Campus, para que mais alunos de ensino médio conheçam as opções de cursos que a UERN oferece em Natal.