Go!RN começa em Natal com boas expectativas para empresas juniores e agência de inovação da Uern

“A gente veio em busca de parcerias. Viemos com um projeto de tecnologia e já fechamos alguns acordos, inclusive dentro da própria Uern, com pessoas do curso de Odontologia, do Campus de Caicó, que a gente não conhecia”, contou entusiasmado o diretor presidente da empresa júnior D3tec e estudante do curso de Ciência da Computação do Campus Central, Magnus Felinto, fascinado com as descobertas da participação no primeiro dia do Go!RN. O maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação do estado é uma realização do Sebrae, que tem a Uern como correalizadora. Começou hoje (03) e segue amanhã (04), no Centro de Convenções de Natal.

“Nossa participação no Go!RN é de essencial importância, principalmente por sermos correalizadores desse evento pela segunda vez consecutiva. É muito importante manter nossa agência nesse ecossistema que promove a cultura de inovação e empreendedorismo dentro da universidade”, comemorou a professora Cíntia Freitas, diretora da Uern Inova. Segundo ela, nesta edição a participação em número de estudantes aumentou. “Este ano, conseguimos mobilizar muito mais do que no ano passado. São cerca de 45 alunos, principalmente dos cursos de ciência da computação e administração, além de alguns servidores”, contou. Estudantes dos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Natal e Caicó.

A Uern integra a programação do evento, com três palestras, além de participações em oficinas e exposições, como a do curso de Ciência da Computação da Uern Natal, que sob a coordenação do professor Raul Paradeda, está expondo experimentos em robótica.

“Essa visibilidade em âmbito estadual e nacional é de extrema importância, para que como uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, a Uern esteja em meio a esse grande ecossistema local e nacional, onde a academia tem que estar presente. Pois o que a gente chama de ecossistema é composto por diversas hélices: a academia, a sociedade e as empresas. Só com essa união se faz ciência e inovação”, ressaltou Cíntia Freitas.

A reitora Cicília Maia parabenizou o Sebrae/RN pela iniciativa e pelo sucesso do Go!RN, visitou o stand da Uern Natal, acompanhou os estudantes que vieram dos demais campi da Universidade, participou de algumas programações dentro do evento, inclusive acompanhando a governadora Fátima Bezerra e tendo ao lado dela o vice-reitor Chico Dantas. “Estou muito feliz de estar aqui, consolidando a posição da Uern como correalizadora deste que é o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do RN, e mais feliz ainda em poder encontrar aqui nossos estudantes, professores e técnicos de alguns de nossos seis campi”, destacou a reitora.

Programação do 1º dia

Neste primeiro dia do Go!RN, a Uern integrou a programação com as professoras Jéssica Dantas e Maura Sobreira, da Uern Caicó, que estão à frente da startup Sol e ministraram a palestra sobre “Como potencializar a inovação na saúde?”.

Já a professora Érica Louise ministrou com o tema “Startup HealthTech: Inovação Aberta na saúde, um novo caminho para transformação do cenário brasileiro”, e o professor Rafael Demétrius, chefe do Setor de Negócios e Projetos da Agência Uern Inova, a palestra “Ferramentas digitais para a educação empreendedora”.

“A palestra sobre ferramentas digitais para educação foi pensada para integrar empreendedorismo e tecnologia de forma prática. Para que os professores, tanto da educação básica, ensino técnico e superior possam aplicar essas ferramentas, transformando a aula num formato mais prático”, resumiu o professor Rafael Demétrius. “O evento tem sido muito precioso. Acredito que aqui todo o ecossistema está integrado, e essa troca é muito rica para a geração de novas ideias e oportunidades de negócios”, avaliou.

Fotos: Ilana Albuquerque e Wagner Fonseca