...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gestão de praias do RN e do Nordeste é tema de simpósios realizados pela Uern

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), por meio do Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas (LECAP), e o Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizarão, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o II Simpósio de Gestão de Praias do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte e o I Simpósio de Gestão de Praias do Nordeste.

“Desafios para a gestão e monitoramento do Litoral Setentrional e Margem Equatorial do Brasil” é o tema do evento a ser realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), na Uern Mossoró, e na praia de Diogo Lopes, em Macau.

A programação tem início no dia, a partir das 8hs, com palestras que abordarão a gestão do litoral setentrional, os desafios para a gestão de praias, unidades de conservação costeiras, gestão participativa, erosão de praias e o monitoramento da fauna marinha.

Entre os palestrantes, o professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Edson Vicente da Silva e o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Leonardo Soares.

Nos dias 9 e 10 de novembro, ocorrerá uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, numa área que compreende os municípios de Macau e Guamaré.

No domingo, haverá uma roda de conversa envolvendo as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Erica Louise e Giovanna Wanderley, juntamente com os palestrantes e lideranças comunitárias.

O encerramento das atividades será na manhã do dia 10, no Rancho Amagoa, em Diogo Lopes.

O coordenador do evento, professor Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho, destaca a relevância do tema diante da importância econômica e ambiental assumida pelo litoral na virada de século.

“Trata-se de uma importante fronteira econômica para o século XXI, mas que precisa ser pensada considerando a importância ecológica e os modos de vida tradicionais das comunidades litorâneas”.

O professor também destaca a participação ativa dos(as) estudantes de graduação em Gestão Ambiental e da pós-graduação na organização do evento.

Clique AQUI para se inscrever.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support