O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), por meio do Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas (LECAP), e o Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizarão, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o II Simpósio de Gestão de Praias do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte e o I Simpósio de Gestão de Praias do Nordeste.
“Desafios para a gestão e monitoramento do Litoral Setentrional e Margem Equatorial do Brasil” é o tema do evento a ser realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), na Uern Mossoró, e na praia de Diogo Lopes, em Macau.
A programação tem início no dia, a partir das 8hs, com palestras que abordarão a gestão do litoral setentrional, os desafios para a gestão de praias, unidades de conservação costeiras, gestão participativa, erosão de praias e o monitoramento da fauna marinha.
Entre os palestrantes, o professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Edson Vicente da Silva e o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Leonardo Soares.
Nos dias 9 e 10 de novembro, ocorrerá uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, numa área que compreende os municípios de Macau e Guamaré.
No domingo, haverá uma roda de conversa envolvendo as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Erica Louise e Giovanna Wanderley, juntamente com os palestrantes e lideranças comunitárias.
O encerramento das atividades será na manhã do dia 10, no Rancho Amagoa, em Diogo Lopes.
O coordenador do evento, professor Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho, destaca a relevância do tema diante da importância econômica e ambiental assumida pelo litoral na virada de século.
“Trata-se de uma importante fronteira econômica para o século XXI, mas que precisa ser pensada considerando a importância ecológica e os modos de vida tradicionais das comunidades litorâneas”.
O professor também destaca a participação ativa dos(as) estudantes de graduação em Gestão Ambiental e da pós-graduação na organização do evento.
Clique AQUI para se inscrever.