...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Futuro da extensão no oeste potiguar é debatido por Instituições de Ensino Superior

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estão reunidos nesta semana para discutir os desafios para a trasformação socieal do Oeste Potiguar, no I Fórum de Extensão do Oeste Potiguar e o VII Colóquio de Extensão. O objetivo é discutir desafios e perspectivas na Extensão Universitária, com atenão especial para as políticas governamentais de fomento e apoio ao desenvolvimento da Extensão Potiguar, bem como possíveis parcerias com o terceiro setor.

A solenidade de abertura do evento reuniu o reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o reitor da Ufersa, Prof. Dr. José de Arimatéia de Matos e representando o reitor do IFRN, Prof. Dr. Belchior de Oliveira Rocha, a pró-reitora de extensão da instituição, Profª. Drª. Régia Lúcia Lopes; além do pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Dr. Etevaldo Almeida Silva e o pró-reitor adjunto de extensão da Ufersa, Prof. Dr. Rafael Castelo Guedes Martins. Na oportunidade, a pró-reitora de extensão do IFRN destacou a importância da interação das Instituições de Ensino Superior (IES) para o crescimento da extensão. “Através da extensão as instituições devolvem para a sociedade os investimentos recebidos. Que as instituições se unam para desenvolver ações para a melhoria da vida do povo das cidades do oeste potiguar”, afirmou Régia Lúcia.

O reitor da Ufersa também sugeriu uma maior interação entre as IES de Mossoró, como o que ocorreu para a realização do evento, para ações mais amplas, como ocorre em outros estados. “As universidades públicas estão reunidas para pensar o desenvolvimento de seus estados. No Rio Grande do Norte também devemos fazer isso. Espero que após esse evento, possamos incluir também a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) para trabalhar o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte”, afirmou Arimatéia de Matos.

O reitor da UERN citou alguns projetos de extensão da UERN, como o Conservatório de Música, que abriu o evento com a apresentação de sua orquestra, e outras realizadas em Natal, Pau dos Ferros, entre outras, e destacou o papel social das universidades. “Somos cientes das dificuldades mas a UERN não tem aberto mão do seu papel formativo e social. Não adianta formar o jovem se ele não tem interação com a sociedade”, e complementou apoiando a sugestão do reitor da Ufersa de reunir as instituições públicas para discutir o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Que possamos continuar conversando e discutindo as situações do nosso estado”, afirmou Pedro Fernandes.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira, no auditório do IFRN. De acordo com o pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Etevaldo Almeida, ao final do evento será redigida uma Carta de Intensão do Oeste Potiguar, com as discussões do Fórum e do Colóquio de Extensão e externando a forma como as IES do Oeste Potiguar estão pensando a extensão no Estado do Rio Grande do Norte.

Os 05 melhores trabalhos terão publicação garantida na Edição da Revista Extendere ano 2015. A programação tem continuidade na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), com mesas redondas e programação cientifica nos períodos da tarde e da noite.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support