Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estão reunidos nesta semana para discutir os desafios para a trasformação socieal do Oeste Potiguar, no I Fórum de Extensão do Oeste Potiguar e o VII Colóquio de Extensão. O objetivo é discutir desafios e perspectivas na Extensão Universitária, com atenão especial para as políticas governamentais de fomento e apoio ao desenvolvimento da Extensão Potiguar, bem como possíveis parcerias com o terceiro setor.
A solenidade de abertura do evento reuniu o reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o reitor da Ufersa, Prof. Dr. José de Arimatéia de Matos e representando o reitor do IFRN, Prof. Dr. Belchior de Oliveira Rocha, a pró-reitora de extensão da instituição, Profª. Drª. Régia Lúcia Lopes; além do pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Dr. Etevaldo Almeida Silva e o pró-reitor adjunto de extensão da Ufersa, Prof. Dr. Rafael Castelo Guedes Martins. Na oportunidade, a pró-reitora de extensão do IFRN destacou a importância da interação das Instituições de Ensino Superior (IES) para o crescimento da extensão. “Através da extensão as instituições devolvem para a sociedade os investimentos recebidos. Que as instituições se unam para desenvolver ações para a melhoria da vida do povo das cidades do oeste potiguar”, afirmou Régia Lúcia.
O reitor da Ufersa também sugeriu uma maior interação entre as IES de Mossoró, como o que ocorreu para a realização do evento, para ações mais amplas, como ocorre em outros estados. “As universidades públicas estão reunidas para pensar o desenvolvimento de seus estados. No Rio Grande do Norte também devemos fazer isso. Espero que após esse evento, possamos incluir também a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) para trabalhar o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte”, afirmou Arimatéia de Matos.
O reitor da UERN citou alguns projetos de extensão da UERN, como o Conservatório de Música, que abriu o evento com a apresentação de sua orquestra, e outras realizadas em Natal, Pau dos Ferros, entre outras, e destacou o papel social das universidades. “Somos cientes das dificuldades mas a UERN não tem aberto mão do seu papel formativo e social. Não adianta formar o jovem se ele não tem interação com a sociedade”, e complementou apoiando a sugestão do reitor da Ufersa de reunir as instituições públicas para discutir o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Que possamos continuar conversando e discutindo as situações do nosso estado”, afirmou Pedro Fernandes.
O evento prossegue até a próxima sexta-feira, no auditório do IFRN. De acordo com o pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Etevaldo Almeida, ao final do evento será redigida uma Carta de Intensão do Oeste Potiguar, com as discussões do Fórum e do Colóquio de Extensão e externando a forma como as IES do Oeste Potiguar estão pensando a extensão no Estado do Rio Grande do Norte.
Os 05 melhores trabalhos terão publicação garantida na Edição da Revista Extendere ano 2015. A programação tem continuidade na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), com mesas redondas e programação cientifica nos períodos da tarde e da noite.