A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (Amor) celebraram, na tarde de hoje, 01, um Acordo de Cooperação visando ações e projetos em conjunto para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas e seus familiares.
Participarão, inicialmente, ofertando serviços a Faculdade de Enfermagem (Faen), a Faculdade de Letras e Artes – projeto de extensão Escola de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, o Departamento de Artes/Licenciatura em Música, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain). Posteriormente, entram em cena outros setores acadêmicos que possam contribuir ou executar ações e projetos para melhorar o atendimento, a assistência multiprofissional, social, cultural, esportiva e de incentivos e cuidados da saúde.
Em contrapartida, a Associação abrirá suas dependências para ser campo de estágio para estudantes de diferentes cursos de graduação da Uern.
A reitora Cicília Maia agradeceu à Amor por acreditar na parceria com a Uern.
“Estamos sempre em articulação direta com a sociedade. Quando a gente celebra um termo de convênio com alguma associação, é para propiciar também para os nossos alunos que possam ter uma formação ainda mais de qualidade, articulado com os problemas reais da sociedade. Essa pauta da inclusão a gente não abre mão. Temos o prazer de dizer que, nesses 56 anos, a gente tem buscado cada vez mais ser essa Universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente”, destacou.
Graça Nunes, presidente da Associação, crê em mudanças significativas para as crianças, jovens e familiares atendidos.
“Eu tenho a real certeza que quando esse trabalho chegar às nossas famílias, em um futuro bem próximo, a gente vai ver transformações. A Uern, onde ela está, promove transformações. Sou muito grata por esse momento. Em um futuro bem próximo, vamos estar colhendo os frutos que hoje aqui estão sendo plantados”, comentou.
Feliz com a parceria, a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), ressalta que é mais um passo que a Uern dá na luta pela inclusão de todas as pessoas na sociedade.
“Dessa forma, a sociedade vai se sensibilizar e reconhecer que existem pessoas com deficiência, que existe a diversidade e a acessibilidade é responsabilidade de todos e todas, a quebra de barreiras, sobretudo atitudinais. Convênios como esse vem pra mostrar que a Universidade trabalha, a cada dia, para ser inclusiva e includente”, salienta.
Para o titular da Pró-Reitoria de Extensão, Esdras Marchezan, é uma satisfação a Uern celebrar mais um convênio com uma entidade da importância que tem a Amor.
“A Universidade vem fazendo um trabalho muito forte nesse campo, se aproximando das organizações que reúnem pessoas realmente comprometidas com a causa. É muito bom estar participando desse momento, em que a Amor reconhece a confiança que tem na Uern”, analisou.