A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), anunciou a abertura do processo seletivo para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação. A especialização, ofertada na modalidade a distância, é financiada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) e visa capacitar professores e profissionais interessados no uso de mídias no contexto educacional. As inscrições estarão abertas entre os dias 21 de março e 07 de abril de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da UERN (https://dead.uern.br/sigaauern).
O curso é destinado, prioritariamente, a professores das redes públicas de ensino municipal e estadual do Rio Grande do Norte, que terão direito a 70% das vagas disponíveis. Além disso, podem se inscrever graduados em licenciatura reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de qualquer área do conhecimento. Ao todo, serão oferecidas 150 vagas, distribuídas entre cinco polos de ensino: Açu, Apodi, Marcelino Vieira, Pau dos Ferros e Parnamirim. Dentre essas, há reserva de vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (PPI), pessoas com deficiência (PCD) e ampla concorrência.
A seleção será feita com base na análise da ficha de itens pontuáveis, considerando critérios como experiência docente, participação em cursos e eventos na área da educação, e comunicação oral em eventos científicos. Em caso de empate, será priorizado o candidato com maior idade, maior pontuação em experiência docente e participação em eventos acadêmicos.
A Fuern garante a reserva de vagas para grupos específicos, em conformidade com legislações vigentes. Para Pessoas com Deficiência (PcD), 5% das vagas são destinadas a candidatos que apresentarem laudo médico comprovando sua condição. Para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), 15% das vagas são reservadas para aqueles que se autodeclararem pertencentes a esses grupos e passarem pelo procedimento de heteroidentificação. Além disso, 70% das vagas são destinadas a professores em exercício na educação básica pública do estado.
O cronograma do processo seletivo inclui a publicação do edital em 21 de março de 2025, a homologação das inscrições em 17 de abril de 2025, a divulgação do resultado final da seleção até 06 de junho de 2025 e a previsão de início do curso em 30 de junho de 2025.
Com duração de 18 meses e carga horária total de 465 horas, a especialização será composta por 11 disciplinas e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades serão realizadas de forma remota, com suporte dos polos presenciais. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial da DEaD/Uern (http://dead.uern.br/selecoes).
Confira o edital neste link.