...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum de Música do Banco do Nordeste Cultural reforça parceria com a Uern e destaca diversidade musical do Nordeste Expandido

O Fórum de Música do Banco do Nordeste Cultural ocorreu no Pátio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) nesta quarta-feira, 23. O evento, que contou com a presença de artistas, produtores culturais, gestores e pesquisadores, se consolidou como um espaço de escuta ativa e construção coletiva em torno das demandas e potencialidades do setor musical na região.

Promovido pelo Banco do Nordeste com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uern (Proex), o fórum integrou a programação especial dedicada à linguagem musical durante o mês de julho. A atividade marca também um ano da parceria institucional entre a Uern e o Banco do Nordeste Cultural, que tem fomentado o fortalecimento das cadeias produtivas da cultura em Mossoró e região.

Durante a abertura, o produtor cultural do BNB, Rafão Costa, destacou a importância do momento: “É uma escuta do Banco do Nordeste com a classe artística para saber o que vocês esperam do setor, visto que o banco estará no teatro por 20 anos”. Em seguida, apresentou o Ecossistema Musical, iniciativa que reúne mais de 100 horas de música em plataformas como YouTube, Deezer e Spotify, com playlists dedicadas a cada um dos 11 estados atendidos pelo banco — os nove do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.

O material, resultado do trabalho de 27 pesquisadores, reflete a riqueza sonora do território, indo do xote ao metal, passando por gêneros como samba, jazz, rap, piseiro e funk. A proposta é apresentar uma leitura abrangente das experimentações musicais da região, para além da classificação genérica de “regional”.

A reitora da Uern, Cicília Maia, lembrou o início do projeto: “Passa um filme na minha cabeça de quando isso começou. Ficamos muito felizes porque, nesses quatro anos de gestão, buscamos fazer esse resgate cultural. Nosso intuito é uma formação cidadã do aluno, e isso passa pela valorização da cultura”. Ela reforçou o papel da universidade no acolhimento à classe artística e citou projetos como Uern Cultura Viva e MovCeu, reafirmando o compromisso da instituição com o setor.

O titular da Proex, Esdras Marchezan, celebrou a parceria: “É um prazer receber todo mundo aqui. É uma alegria dessa parceria da Uern com o Banco do Nordeste, que dará ótimos resultados.”

A consultora do BNB Cultural em Mossoró, Mical Martins, ressaltou a importância do espaço e da relação com a Uern: “É um lugar muito significativo. A Uern tem sido nossa parceira desde a primeira ideia. Eu fiz graduação aqui, comecei no teatro através do Festuern, hoje eu e minhas filhas somos alunas da Escola de Música. Minha família respira cultura pela Uern”. Ela também destacou que só no primeiro semestre de 2025 foram investidos mais de R$ 500 mil na cadeia produtiva da música em Mossoró, considerando cachês e outras despesas.

Além do fórum e da apresentação do ecossistema musical, o evento também abriu espaço para o Crediamigo, o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil. A equipe do programa esteve presente para apresentar linhas de crédito voltadas especialmente a artistas independentes, com foco em acesso facilitado e orientação financeira.

O Fórum de Música do Banco do Nordeste Cultural reafirmou o papel da cultura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico e mostrou que parcerias como a da Uern com o BNB têm potencial de transformar realidades — por meio da escuta, do reconhecimento e do fortalecimento da produção artística local.

Fotos: Ênio Freire/Uern

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support