...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró lança manifesto

O Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN, criado em 20 de novembro de 2019 com a participação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e outras entidades, segue em busca de apoios e políticas públicas em defesa dos povos tradicionais e ações contra a intolerância.

Em manifesto lançado hoje, 19, a coordenação do Fórum informa que pretende intensificar o mapeamento/cadastramento das comunidades tradicionais de terreiros de matriz afro-ameríndia de Mossoró, um projeto de Pesquisa e Extensão já iniciado pela professora e antropóloga Eliane Anselmo da Silva e sua equipe do NEAB.

“O projeto centra-se em conhecer e revelar o universo das religiões de matriz africana nesta cidade, sobretudo no que se refere aos aspectos socioculturais, econômicos e demográficos, mas também com relação às variantes rituais e nomenclaturas, a partir da caracterização dos ritos, panteão de divindades, celebrações, formas de expressão, saberes e etc”, diz um trecho do documento.

A partir dos resultados, será construído um banco de dados que colabore com a construção de políticas públicas que beneficiem este segmento religioso, bem como seu fortalecimento na luta contra a intolerância religiosa e para a valorização do patrimônio afro-brasileiro da região.

Acesso o manifesto AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support