...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fortalecimento do SUS com participação popular é tema da 6ª edição do FONDIPIS

Texto de Will Vicente – Assessor da Vice-reitoria

O VI Fórum Internacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS) foi aberto na noite desta quarta-feira (08), no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), reunindo profissionais de saúde, usuários do SUS, residentes em saúde, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e integrantes de coletivos para debater a temática “Po(voar) o SUS: fortalecimento da participação popular e do controle social”.

O evento acontece até sexta-feira (10) e é realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e do programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Ufersa, a Maternidade Almeida Castro, o Governo do Estado, a Prefeitura de Mossoró, A Rede Unida e instituições italianas.

“Quando a gente fala de SUS, a gente tem que ficar orgulhoso. O Sistema Único de Saúde chega na localidade mais próxima, mas também na mais distante. Nós como Universidade estamos apoiando e realizando esse evento porque nós pensamos para além da formação de pessoas. Nós precisamos atender a população em diversos segmentos. Gostaria de lembrar que o ambulatório LGBTT da Uern surgiu neste evento. Desse evento, certamente sairão políticas de fortalecimento do nosso tão necessário SUS”, disse o professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern.

O FONDIPIS tem como objetivo promover e solidificar espaços coletivos que valorizem o saber popular no intuito de fortalecer a democracia e a justiça social mediante o desenvolvimento de reflexões acerca da participação da sociedade civil na construção de estratégias de cuidados à saúde em seu sentido mais amplo. “O VI FONDIPIS deseja juntar gente para defender o SUS e todas as vidas. A nossa ideia é povoar o SUS, garantindo acesso com qualidade”, explicou Lorrainy Solano, coordenadora do Fórum.

Durante a programação, serão debatidas questões em torno dos eixos temáticos: A Hanseníase e Tuberculose: desmistificando as concepções construídas ao cuidar; Para além dos muros institucionais: o cuidado em saúde mental na comunidade e sua importância no fortalecimento do SUS; “Você tem fome de quê?” – o Cuidado em Saúde da População em Situação de Rua enquanto cidadãos de direitos.

“A prefeitura participa através da Secretaria de Saúde junto as residências, junto a Uern, a Ufersa, fazendo todo aquele trabalho dentro das unidades de saúde, acompanhando as equipes que estão em aprendizado e levando saúde para o povo. Um evento desse é muito importante para a gente cada vez mais unir os conhecimentos”, avaliou Morgana Dantas, secretária de Saúde de Mossoró.

Até sexta-feira, ainda serão discutidas as temáticas: Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gênero e Sexualidade; Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gerações – Raça/Etnia – Saúde da Pessoa com Deficiência; Educação Popular Em Saúde e o Controle Social como estratégias para o fortalecimento do SUS; e Educação Permanente, Interprofissionalidade e Formação Profissional.

Confira a programação completa no site do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support